Já falamos aqui sobre a importância da arquitetura comercial com foco na experiência do cliente. Mas como criar ambientes corporativos mais agradáveis aos colaboradores?
Hoje falaremos sobre o que são espaços de convivência, a importância deles e como criá-los.
O que são e por que são importantes?
Os espaços de convivência são ambientes criados com o objetivo de interação e descanso dos colaboradores.
De acordo com um estudo da Universidade de Stanford, ter espaços de convivência no ambiente corporativo pode aumentar a produtividade em até 60%.
Esse aumento é consequência do bem-estar que esses locais proporcionam, com ambiente propício para relaxamento e tempo de qualidade entre colegas.
É uma relação de ganha-ganha, já que, além dos benefícios para os colaboradores, a cultura da empresa sai fortalecida ao demonstrar zelo com a qualidade de vida da equipe.
Como criar espaços de convivência
Agora que você sabe a importância desses locais na hora de projetar um ambiente corporativo, eu tenho algumas dicas de como criar espaços funcionais e relaxantes.
O must have de todo espaço de convivência é uma mobília confortável. Use e abuse de sofás, poltronas, pufes e almofadas, uma vez que elas tornam qualquer ambiente mais aconchegante.
Outra excelente saída é acrescentar elementos que promovam interação, como: mesa de jogos, murais de recados e mesas de café.
Além disso, você pode incentivar uma decoração colaborativa, permitindo que os colaboradores personalizem o espaço com objetos pessoais, fotos da equipe e plantas.
Essas são apenas algumas ideias, mas as possibilidades são infinitas. A criatividade será a sua maior aliada para que você crie ambientes únicos!