Um novo conceito de luxo começou a ser construído. Na avaliação da WGSN, empresa que estuda as tendências de mercado a nível internacional, “as noções de luxo irão transcender as questões como estética e exclusividade para opções que ofereçam benefícios não apenas na esfera individual, mas coletiva.”
Isso é resultado fragilidade dos sistemas sociais, políticos e econômicos globais que foi exposta nos últimos anos, o que contribui para uma maior conscientização por parte dos consumidores.
Assim, o mercado de luxo que antes era definido pelo preço observa que o público adotou uma nova mentalidade, caracterizada pela valorização e consideração não apenas de aspectos materiais, mas também da inclusão de valores imateriais no momento da compra.
O novo pensamento vai contra o consumo excessivo e o desperdício, entendendo que “o luxo estará cada vez mais ligada em oferecer soluções sob medida no presente, mas, ainda mais importante, ao longo do tempo”, esclarece a WGSN Brasil.
“Peças com alta durabilidade, de materiais e produções conscientes que refletirão um alto valor agregado além do monetário, resultarão em um item que represente além de um objeto, um significado e uma memória contida.”