Geral

Concurso fotográfico “As belezas que Anchieta viu” está com inscrições abertas

Os Passos de Anchieta, que seguem até esse domingo (23), servem de inspiração para aqueles que pretendem participar da disputa.

Foto: Paulo Sena/Seama
Uma das propostas é resgatar as belezas naturais que São José de Anchieta encontrou no caminho pelo litoral capixaba entre Vitória a Anchieta.

Com inscrições abertas, gratuitas e com o objetivo de incentivar e valorizar a produção ambiental, cultural e paisagística, foi lançado o concurso de fotografia “As belezas que Anchieta viu”. Os interessados, profissionais ou amadores, têm até o dia 18 de setembro.

A iniciativa é do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e Secretaria Estadual da Cultura (Secult). Para a gerente de Educação Ambiental do Iema, Anna Tristão, a fotografia é uma linguagem que tem uma série de sensibilidades. “A natureza reitera o olhar fotográfico enquanto arte, pois perpetua importantes narrativas”, disse ela na ocasião do lançamento, realizado nessa terça-feira (18), no Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral de Anchieta. “Essa parceria é importante enquanto arte, meio ambiente, cultura, religiosidade e turismo. Isso torna o momento mais valoroso e traz novos saberes, renovando os conhecimentos”, destacou o subsecretário de Estado de Turismo, Gedson Merízio.

Foto: Paulo Sena/Seama
Representantes dos órgão envolvidos participaram do lançamento nessa terça (18).

Os prêmios, de acordo com categoria e colocação, vão de câmeras fotográficas e tablets a kits de livros. De acordo com o Iema, o concurso tomou como base a carta escrita por São José de Anchieta, tida como a primeira descrição detalhada da Mata Atlântica de que se tem conhecimento e a proposta é, justamente, resgatar as belezas naturais que São José de Anchieta encontrou no caminho pelo litoral capixaba entre Vitória a Anchieta. Sendo assim, os participantes poderão fotografar paisagens, cultura, monumentos históricos, fauna e flora dos municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari e Anchieta.

* Com informações do Iema