De desafios o ano que começa está bem servido, e um dos principais é a infraestrutura.
Em relação ao Espírito Santo, parte da solução passa por duas licitações já adiadas mais de uma vez e que dependem do Governo Federal: a concessão da BR 262 e a desestatização da Codesa, que administra o Porto de Vitória.
Esses dois modais são de fundamental importância para o escoamento de produções industriais, do agronegócio e da mineração.
Sem a parceria da iniciativa privada, o gargalo logístico tende a se ampliar e comprometer a atividade econômica.
Quando se trata de logística, o Governo capixaba também tem tarefas a cumprir.
E tem dinheiro para tanto. O orçamento do Estado para investimentos em 2022 é maior que o dos três últimos anos, da ordem de R$ 2,7 bilhões, o que significa cerca de 14% da receita líquida.
Verdade que a robustez do caixa e da capacidade de endividamento são resultado da boa administração financeira do governo atual.
No quesito infraestrutura, estão previstas, entre outras obras, a construção e a ampliação de eixos viários como, por exemplo, a ligação da Rodovia do Sol e a BR 101, o Contorno de Jacaraípe, na Serra, e novas faixas de trânsito na Terceira Ponte.
Os investimentos estaduais ou federais são imprescindíveis para que a economia gire.
Dinheiro há. Vontade política… Bem, em ano de eleição o apelo fica mais concreto.