Depois de uma longa corrida eleitoral, de todos os preparativos, da manifestação de propostas, de intensa campanha, os cidadãos e cidadãs, na condição de eleitores e eleitoras, vão às urnas no próximo domingo para votar, o momento mais importante do processo democrático.
A votação no dia 2 de outubro vai determinar o futuro de cada estado e do país para os próximos anos, por isso é fundamental que cada eleitor faça a sua opção de modo consciente e com seriedade.
Na reta final das Eleições 2022, muita gente ainda não sabe em quem vai confiar o voto. Ao todo, é preciso escolher candidatos para 5 cargos: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
Para ajudar os indecisos, a Rede Vitória promoveu entrevistas com candidatos nos três veículos – Folha Vitória, TV Vitória e Rádio Pan News Vitória –, que podem ser acessadas na página especial do jornal online e em outras plataformas, incluindo redes sociais dos respectivos veículos. Além disso, o leitor pode encontrar o perfil completo de todos os candidatos aos cargos majoritários.
Quem não conseguiu ainda tem chance de analisar as propostas e a vida pregressa de cada proponente e verificar se tem condições para assumir o cargo. O eleitor que exercer o seu direito ao voto – a partir de decisão madura, refletida e consciente – contribuirá para o alcance de uma maior representatividade no processo eleitoral e com o processo de definição dos destinos do Estado e do país.
E qual é a fórmula do voto consciente? Trata-se, acima de tudo, de um voto “desapegado”: antes de pensar em vantagens pessoais, o eleitor deve pensar na coletividade: o que a população e o país precisam?
Há muitos desafios para o desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo e do Brasil. Áreas como segurança, saúde, ambiente de negócios, inovação, educação e mercado de trabalho precisam de soluções que possam melhorar a vida do capixaba e da comunidade em que ele vive.