A cultura desempenha um papel importante na facilitação do diálogo entre diferentes grupos e no aumento da diversidade.
Sob esta premissa, a retomada de shows na Praça do Papa e a retomada da construção do Cais das Artes, em Vitória, são de imenso valor simbólico. Ambos resgatam a importância de criar espaços que permitam o encontro e a interação entre as pessoas, fortalecendo os laços que nos unem como sociedade.
A cultura nos encoraja a olhar para além das diferenças superficiais, a questionar estereótipos e, os equipamentos culturais, por sua vez, estimulam as conexões, as trocas de conhecimento e um olhar mais inclusivo, pois oferecem oportunidades de explorar e apreciar diferentes formas de expressão.
A promoção de shows em espaços públicos está para além de simplesmente oferecer entretenimento, ainda que seja fundamental para a vida. A atividade artística estimula o convívio coletivo, reconecta moradores e cidades e fortalece o sentimento de pertencimento.
E, para maximizar os benefícios, é importante que as atividades culturais respeitem as características de cada local e que sejam feitas com planejamento e infraestrutura adequados para garantir conforto e segurança.
Outro ponto fundamental é ampliar o acesso e a participação do público em geral e de artistas locais.
Esses espaços devem valorizar a pluralidade das expressões culturais e assim, possibilitar que as pessoas saiam das próprias bolhas sociais e se envolvam em um ambiente de intercâmbio cultural.
Todos nós ganhamos!