Uma visão minuciosa e abrangente sobre a composição social, econômica e territorial do país é essencial para planejar e implementar ações mais eficientes e assertivas.
Nesse sentido, os dados do Censo Demográfico 2022, que começaram a ser divulgados na semana passada, são norteadores para o setor público e também para o setor produtivo.
Informações sobre temas como idade, sexo, raça, escolaridade, renda e ocupação, bem como as características do domicílio, infraestrutura, saneamento básico e acesso a serviços públicos, podem ajudar a identificar necessidades específicas de diferentes grupos sociais e compreender desigualdades regionais.
Em outras palavras, os dados demográficos podem ser utilizados para definir demandas e oportunidades.
Para os governos municipais, estaduais e nacional, trata-se de identificar as áreas com maior necessidade de investimentos em infraestrutura, saúde e educação, por exemplo, e, a partir daí, planejar e implementar as ações.
E veja, tão importante quanto isso é monitorar os resultados obtidos. Se realizadas periodicamente, pesquisas demográficas permitem acompanhar o progresso das políticas públicas ao longo do tempo e, se for o caso, redirecionar a estratégia.
Há que recordarmos a frase do notável estatístico Willian Edwards Deming: “Não se gerencia o que não se mede…”
Para a iniciativa privada, informações demográficas são valiosas para identificar mercados promissores, com perspectivas mais realistas de demanda e oferta. Só assim é possível analisar com acurácia as oportunidades de expansão, a localização de unidades de negócios, a disponibilidade de mão de obra adequada.
Outro ponto de extrema importância é a capacidade de identificar tendências e mudanças na preferência dos consumidores, pois auxilia as empresas a ajustar as estratégias e o desenvolvimento de produtos e serviços, em um mundo em constante transformação.
Em suma, o Censo demográfico é imprescindível para o planejamento estratégico, para a implementação de medidas e para o monitoramento dos resultados, quer seja no setor público, quer seja no setor privado.
A utilização de dados estruturados impulsiona o crescimento e o desenvolvimento econômico e social.