A inovação sempre foi o fio condutor do progresso humano. Se a era digital e a revolução tecnológica trazem uma infinidade de oportunidades e desafios, é imprescindível reconhecer que a história está repleta de exemplos de visionários que não apenas conseguiram transformar a realidade econômica e social de suas épocas, mas plantaram as sementes do próprio conceito de inovação.
É fundamental celebrarmos o legado daqueles que nos precederam e que tiveram coragem para buscar por novas soluções e enfrentar o desconhecido.
A Federação das Indústrias do Espírito Santo, que está comemorando 65 anos, surge exatamente num desses momentos históricos. Na ocasião, o Estado vivia a pior crise da lavoura cafeeira, a principal atividade econômica da época e, portanto, havia a necessidade premente de reduzir a dependência do café e buscar novas fontes de crescimento e desenvolvimento.
Claro estava que era preciso diversificar a economia e a industrialização era uma alternativa, ainda que o segmento fosse incipiente no Espírito Santo.
Num cenário de absoluta incerteza, Americo Buaiz capitaneou o setor produtivo.
As histórias do empresário e da entidade estão intrinsecamente ligadas. A Findes nasce como uma ideia de futuro, como uma aglutinadora de forças para transformar a matriz econômica e, sob a liderança de Americo Buaiz, formular propostas junto ao governo do Estado para contribuir de maneira genuína para que o desenvolvimento econômico acontecesse e fosse sustentável.
E que nome damos a isso?
Inovação. Mais que isso, inovação disruptiva, ou seja, novas soluções mais condizentes com a realidade e com a necessidade.
Curiosamente vivemos hoje um novo momento histórico, com uma série de oportunidades para o Estado. Há, pois, que valorizarmos o espírito visionário e coletivista daqueles capazes de promover ações alinhadas com os desafios do século XXI, e que sejam inspiração para o setor empresarial e para toda a população capixaba.
Americo Buaiz, que se vivo estivesse estaria completando 100 anos, é um exemplo de liderança a ser seguido.