No cenário dinâmico e interconectado em que vivemos, a reunião de líderes políticos e empresariais em fóruns de debate é fundamental para promover diálogos construtivos em torno de questões que atravessam o desenvolvimento econômico.
Esse foi justamente o tom de dois eventos, aqui no Estado, na semana passada: Fórum Liberdade e Democracia, promovido pelo Instituto Líderes do Amanhã, e BUY ES, uma parceria entre Apex e a Rede Vitória.
Ambos os eventos se mostraram absolutamente representativos e espaços propícios para a discussão de políticas que eliminem obstáculos burocráticos e promovam um ambiente de negócios mais favorável, ou seja, espaços para a criação de estratégias que impulsionem o setor produtivo, estimulando a geração de empregos, a inovação, o aumento da competitividade e o crescimento econômico sustentável, sendo esse último, inclusive, uma preocupação global.
Ao reunir lideranças políticas e empresárias, esses encontros facilitam a troca de ideias em torno de práticas sustentáveis, políticas ambientais e responsabilidade social, o que, de maneira muito objetiva, podem resultar em novas iniciativas conjuntas.
A diversidade de segmentos representados nesses fóruns amplia a gama de perspectivas e soluções propostas e a interconexão entre os setores público e privado possibilita uma compreensão mais abrangente dos desafios e oportunidades para a sociedade.
Ao debaterem políticas que incentivam investimentos em pesquisa e desenvolvimento, as lideranças não apenas promovem a disseminação de conhecimento, mas facilitam parcerias estratégicas e, dessa maneira, moldam positivamente o cenário econômico, colaborando com um futuro mais promissor para todos.
Um dos pontos de destaque foi a importância do capital humano como fator primordial em qualquer modelo de negócio.
Aliás, essa temática foi um dos eixos que norteou a elaboração de um manifesto redigido pelas lideranças empresariais capixabas que participaram do Buy ES, junto com inovação, sustentabilidade e complexidade da economia.
A compilação de propostas e diretrizes para o futuro deveria ser lida com atenção pela sociedade e pelo governo do Estado.