A realização de grandes eventos no estado desempenha papel crucial no estímulo ao desenvolvimento econômico e cultural. Mas, para maximizar o potencial é necessário um esforço coordenado do poder público para preparar as cidades para receber turistas e participantes de maneira eficiente e confortável.
Na semana passada, a organização da Vitória Stone Fair anunciou que vai deixar o Espírito Santo. No próximo ano o evento será em São Paulo, no Anhembi, um dos maiores espaços de convenções da América Latina.
O tamanho da perda está representado nos números. A feira esse ano gerou algo em torno de R$ 10 milhões em receita na Grande Vitória, 100% de ocupação do setor hoteleiro, por exemplo.
O Estado tem uma localização privilegiada – estamos a uma hora de voo das principais cidades da região Sudeste – e pode se beneficiar do turismo de negócios se investir em infraestrutura adequada para acomodar o grande fluxo de público. Isso passa principalmente pela construção de um espaço capaz de sediar eventos desse porte com conforto e segurança.
A preparação física das cidades é um aspecto fundamental e, nesse quesito, o acesso ao espaço também faz toda a diferença.
O Carnaval de Vitória, por exemplo, tem um problema crônico. O Sambão do Povo está localizado em uma região residencial e de vias estreitas. Quem decide contar com o transporte por aplicativos encontra muita dificuldade.
São detalhes que se corrigidos fazem com que a festa tenha muito mais brilho.
O período do carnaval movimenta uma enorme cadeia produtiva, e não dá para deixar o samba desafinar. A expectativa esse ano é de crescimento, mais de 25% em relação ao ano passado, o que significa injetar na economia capixaba mais ou menos R$ 130 milhões.
Grandes eventos como o Carnaval e a Vitória Stone Fair estão para além do impacto econômico direto. Eles estimulam a capacitação de mão de obra, o empreendedorismo, o que gera ganhos substanciais a longo prazo.
A indústria do Turismo pode contribuir e muito para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado. Ano passado, até novembro, as atividades do setor no Espírito Santo aumentaram 2,7%.
Crescer envolve planejamento, infraestrutura e divulgação em âmbito nacional e Internacional. É imprescindível que brasileiros e estrangeiros conheçam os diferenciais e as oportunidades no Espírito Santo.