Thiago Soares
Redação Folha VitóriaCom investimento de cerca de R$ 508 milhões do Governo Federal, a obra do Contorno do Mestre Álvaro deve ser liberada para o tráfego de veículos até o fim de 2023, segundo informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A obra, de cerca de 19,7 quilômetros de extensão, promete melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana do Espírito Santo.
De acordo com o Dnit, quando liberado, o novo trecho deve receber cerca de 15 mil veículos por dia.
O Contorno do Mestre Álvaro inicia no km 279 da BR-101/ES, próximo ao bairro Jacuhy, no Contorno de Vitória, e segue até o km 247, chegando ao bairro Chapada Grande.
O trecho construído em pista dupla conta em cada sentido com uma faixa de segurança interna, duas faixas de rolamento e um acostamento externo.
Ao todo foram construídas sete interseções com viadutos ao longo da rodovia, que vão possibilitar a entrada e saída de veículos, cruzamento da pista em segurança e retorno.
As pistas principais receberam pavimento do tipo rígido (concreto) e as alças das interseções pavimento do tipo flexível (asfalto).