Geral

Paisagista dá dicas de como manter as plantas sem desperdiçar água em Vila Velha

Quem gosta de manter plantas em casa também podem tomar medidas para evitar odesperdício buscando alternativas que contribuam para a economia

Foto: Divulgação

Em tempos de estiagem, como o que acontece aqui no Espírito Santo, é importante tomar cuidado para não desperdiçar o recurso natural mais precioso do planeta, a água. Quem gosta de manter plantas em casa também podem tomar medidas para evitar odesperdício buscando alternativas que contribuam para a economia.

O arquiteto e paisagista, Filipe Stefanon, que é um dos coordenadores do Flor é Ser 2015, feira de flores que acontece na Praça Duque de Caxias, em Vila Velha,  dá dicas de como cultivar um jardim bonito sem desperdiçar água. 

Segundo Filipe, uma das alternativas possíveis para economizar a água é diminuir a quantidade de regas por semana. Outra medida sugerida pelo paisagista é trocar a mangueira por um regador ou borrifador regando as plantas apenas na base do tronco.  

A escolha das plantas também é algo que causa impacto no volume de água consumido no jardim. A cravina, por exemplo, vem sendo cada vez mais usada em jardins por florir em abundância exigindo poucas regas e manutenção. Já a pata-de-vaca é uma planta super resistente e armazena água e nutrientes em seu tronco. E a lavanda, é uma espécie mediterrânea que enfeita e perfuma sem gastar água.

No Flor é Ser 2015 o visitante pode encontrar essas e mais de 200 espécies de flores e plantas, todas produzidas na região turística de Holambra, em São Paulo. Dentre as várias espécies pode se ver rosas, bromélias, carnívoras, bonsais, ráfias, orquídeas, samambaias, cravos, tulipas, gérberas, violetas, entre outras. Além disso, também serão oferecidas ervas medicinais, como sálvia, manjericão, alecrim, arruda, capim-cidreira e boldo. 

Serviço
Flor é Ser 2015: de 29/01 à 08 de fevereiro

Horário: 9h às 21h com entrada gratuita
Local: Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha