Geral

Alfredo Chaves e Iconha recebem doações de Guarapari

Entidades e prefeitura formam rede de solidariedade em apoio às vítimas da chuva da última sexta (17)

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
Foto: Reprodução
Membros voluntários do IBC Social, da Igreja Batista do Coroado. 

Após o cenário de devastação e tragédia que tomou conta dos municípios atingidos pela chuva que castigou o sul do Estado na noite da última sexta-feira (17), uma verdadeira rede de solidariedade se formou em Guarapari. Entidades e prefeitura estão concentrando doações em apoio às vítimas de Alfredo Chaves e Iconha, cidades que mais sofreram com a força da água.

Água potável, alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza, além de roupas pessoais e de cama, são os itens de primeira necessidade para as centenas de pessoas que perderam tudo e tiveram que deixar as próprias casas após o ocorrido.

Diversas mobilizações já começaram na manhã de sábado (18) e doações foram entregues ainda durante o final de semana. A Brava Entretenimento, por exemplo, providenciou a entrega de aproximadamente cinco toneladas de produtos arrecadados nos shows desse final de semana (17 e 18 de janeiro) no Multiplace Mais, em Meaípe.

A Prefeitura de Guarapari enviou caminhões e funcionários aos municípios de Alfredo Chaves e Iconha para auxiliarem nos trabalhos de limpeza. O órgão também se responsabilizou por levar aos municípios os donativos concentrados no Complexo Esportivo Maurice Santos. O recebimento continua e, agora, as entregas podem feitas diariamente na Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania, das 8h às 18h. A prioridade é para produtos de higiene pessoal e limpeza. A Setac está situada à Rua Santo Antônio, 141, em Muquiçaba.

Foto: Adriano Zucolotto/Governo-ES
O Governador do Estado, Renato Casagrande, visitou os municípios mais atingidos (18).

E a mobilização também está mantida través da Primeira Igreja Batista (PIB) Guarapari, onde os materiais podem ser entregues a partir das 14h ao longo desta semana, no Templo Azul (Rua Prof. J. Queirós, 88-152, bairro São Judas Tadeu). A entidade está viabilizando o envio a cada montante arrecadado.

O 10º Batalhão da Polícia Militar (Rodovia do Sil, s/n, Aeroporto) e as salas da 4ª Subseção da OAB em Guarapari e Anchieta também estão recebendo doações. Os endereços estão no site da entidade.

Já a Igreja Batista do Coroado, através da Instituição Beneficente Coroado (IBC Social), está realizando a mobilização dos membros também para o trabalho de campo. Nesta segunda-feira (20), uma equipe está a caminho de Alfredo Chaves e outra de Iconha para ajudar na limpeza. A instituição permanece recebendo doações e se responsabilizando pelo envio. Para doar, basta fazer a entrega na sede (Rua padre Anchieta, 23, Coroado).

Números

De acordo com o Corpo de Bombeiros do ES, são 415 pessoas fora de casa por conta das chuvas que atingiram a região sul capixaba, sendo 313 desalojados e 102 desabrigados.

Os municípios de Alfredo Chaves e Iconha foram os mais castigados e juntos somam seis óbitos e cinco pessoas ainda desaparecidas. Vargem Alta foi outro município bastante atingido.

Enxurrada

Diversos vídeos registraram a situação de Iconha. Segundo informações, o grande volume de chuva na cabeceira do Rio Iconha, que nasce em Vargem Alta, provocou a enxurrada no município.

Retorno

Ainda não é possível prever o retorno das pessoas à normalidade e às residências. No momento, o trabalho é de limpeza, retirada de entulho e posterior reconstrução. 

Pontos moeda