Geral

Barragem Alto Bananeiras passa por inspeção e está normal

Inspeção foi realizada na última quarta-feira, 22, por equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Cesan

Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros
Equipes de bombeiros, da Defesa Civil e de técnicos da Cesan inspecionaram a Barragem Alto Bananeiras na última quarta-feira, 23.

Com o período de chuvas fortes que tem atingido diversos municípios do Espírito Santo, inclusive Venda Nova do Imigrante, muitos moradores se preocupam com a situação de barragens, rios e qualquer possibilidade de enchentes. Na cidade serrana, a barragem de Alto Bananeiras é a que mais preocupa, mas os órgãos municipais afirmam que a barragem está dentro da normalidade até o momento.

A atenção destinada para este local se deve pelo fato de a barragem abastecer todo o município de Venda Nova e as frequentes pancadas de chuva na região fez o volume de água aumentar. “Estivemos no local na última quarta-feira, 22, e fizemos uma análise visual. A barreira de concreto não apresenta nenhum indício de rompimento”, afirma o tenente Willians, da 2ª Companhia de Bombeiros Militar.

Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros
Equipes mediram o nível da água na Barragem Alto Bananeiras enquanto inspecionavam o local

O tenente comenta que a vazão do reservatório de água está um pouco acima do normal, mas este aumento já era esperado pelos bombeiros. “O indicador de volume registra 60 centímetros em uma escala que chega a 98 centímetros. Seria necessária uma quantidade muito grande de chuva para a capacidade do reservatório se esgotar”, explica.

Além do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil de Venda Nova do Imigrante também inspecionou a barragem na última quarta-feira. “Hoje, o cenário é de situação normal, com vazão de água ainda distante de extrapolar o nível de segurança e, mesmo que esse nível suba mais 40 centímetros, a barragem foi feita para suportar”, declara o coordenador da Defesa Civil, Woelpher Pierângelo Bárbara.

Até o momento, o risco de danos causado pela barragem é considerado médio em caso de eventual emergência. Esta média, porém, não está relacionada à chance de rompimento. “O nível de dano não é o mesmo que a possibilidade de a barragem se romper. A população precisa compreender isso para não gerar medo sem necessidade”, diz Woelpher.

Os técnicos da Cesan também foram até a barragem de Alto Bananeiras para inspecionar o local. “A Cesan informa que, na manhã desta quarta-feira, 22, técnicos da empresa, em conjunto com integrantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, realizaram vistoria na Barragem Alto Bananeiras e constataram que a estrutura da barragem encontra-se em perfeito estado e não há risco de rompimento”, informou por meio de nota.

Quem acionar em caso de emergência

Todo o Espírito Santo está em estado de atenção após os alertas de chuvas fortes e riscos consequentes das pancadas frequentes. Em Venda Nova do Imigrante, em caso de emergência, os moradores podem acionar o Corpo de Bombeiros, no número 193, ou a Defesa Civil Municipal, nos números (28) 99919-1389 e (28) 99984-8819.

Em Marechal Floriano, os telefones de contato da Defesa Civil são os (27) 3288-1878 e (27) 99974-9410. Já em Domingos Martins, os moradores devem acionar o órgão municipal pelos números (27) 3268-1239 e (27) 99903-1417.

Pontos moeda