Geral

Defesa Civil Estadual aciona o Exército para ajudar na reconstrução de cidades afetadas por chuvas

Homens e equipamentos serão enviados para Iconha e também para os demais municípios atingidos pelo temporal do último final de semana

Foto: Divulgação

A Defesa Civil Estadual informou nesta quarta-feira (22) que requisitou ao Comando do 38° Batalhão do Exército o envio de homens e equipamentos para Iconha e também para os demais municípios atingidos pelas fortes chuvas na região sul do Espírito Santo.

Segundo o comunicado enviado pelo coronel dos Bombeiros Miliar André Có, coordenador estadual de Defesa Civil, "tendo em vista a solicitação do prefeito de Iconha de envio das tropas do Exército para auxiliar os trabalhos de limpeza daquele município e, amparada pela confirmação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Decreto Estadual de Calamidade Pública nesta data, a Defesa Civil Estadual informa que"  fez as aquisições para atender Iconha e também para os demais municípios que sofrem com os impactos da chuva.

O prefeito de Iconha, João Paganini, assinou um ofício ao Governo do Estado no início da tarde dessa quarta-feira (22) pedindo em caráter de "urgência urgentíssima" o apoio do Exército Brasileiro na limpeza e reconstrução do município de Iconha.

“O cenário é triste. Iconha acabou. Nós precisamos sim de ajuda. Quem está aqui ajudando não está dando conta. O Exército seria uma ajuda imensa nessa hora”, afirmou o prefeito. Segundo a prefeitura do município, o ofício foi encaminhado ao Governo do Estado nessa tarde.

Em conversa por telefone com a equipe de produção da TV Vitória / Record TV, o Exército informou que, por enquanto, não foi notificado.

No Twitter, o ministro Gustavo Canuto Ministério do Desenvolvimento Regional, informou que reconheceu estado de calamidade pública em Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Rio Novo do Sul. Assim será possível liberar recursos para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de estruturas públicas.




Pontos moeda