Geral

Colatina, Baixo Guandu e Linhares seguem em alerta de inundação

De acordo com as estimativas, o modelo hidrológico aponta que as cheias atingirão o município de Baixo Guandu cerca de 20 horas após Governador Valadares, Colatina em 30 horas e Linhares, em 42h

Foto: Divulgação/ Internet

A Defesa Civil Estadual emitiu no início da noite deste sábado (25) um alerta de inundação para três municípios capixabas: Colatina, Baixo Guandu e Linhares. O aviso foi dado após análise do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Críticos da Bacia do Rio Doce (SACE-DOCE).  

Devido às fortes chuvas que ocorrem na região do Rio Doce, em Minas Gerais, "verificou-se o registro de inundações em estações localizadas na porção superior da bacia hidrográfica, nos municípios mineiros de Ponte Nova, Nova Era e Mário Carvalho."

Segundo a Defesa Civil, por volta das 16h deste sábado, a estação de Governador Valadares, situada na porção intermediária da bacia atingiu a cota de alerta e segundo informações obtidas junto ao hidrólogo responsável pelo sistema de monitoramento (CPRM), é esperado que se atinja a cota inundação nesse domingo (26).

De acordo com as estimativas, o modelo hidrológico aponta que as cheias atingirão o município de Baixo Guandu cerca de 20 horas após Governador Valadares, Colatina em 30 horas e Linhares, em 42h.

Recomenda-se alertar a população e proceder a retirada de moradores residentes nas áreas com risco de inundações, e ainda, o planejamento quanto ao abastecimento de água potável em função do aumento da turbidez que poderá comprometer o sistema de captação nos municípios que compõem a bacia.

Pontos moeda