Geral

Estragos provocados pelas chuvas podem aumentar preços de produtos agrícolas no ES

Segundo a Faes, Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo, os prejuízos no campo ainda não foram calculados

Foto: TV Vitória

As propriedades rurais do interior do Espírito Santo estão sofrendo com os estragos das chuvas dos últimos dias. E, em breve, os consumidores devem sentir no bolso o preço dos produtos agrícolas, que tendem a aumentar como consequência dos danos causados pelos temporais.

Muitas propriedades e comunidades rurais de Alfredo Chaves, Iconha e Vargem Alta permanecem isoladas porque as estradas estão intransitáveis. Isso dificulta ou mesmo impede que os produtores rurais levem o que colheram para vender.

Segundo a  Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), os prejuízos no campo ainda não foram calculados.

"O governo do Estado está instalando escritórios, imediatamente, na sede desses municípios, com parcerias envolvendo Incaper, nossos sindicatos rurais e Sebrae exatamente pra fazer um levantamento mais detalhado para pontuar os casos de atendimento individual, porque tem que ser caso a caso mesmo", explicou Júlio Rocha, presidente da Faes.

Além de estradas ruins, que obrigam os produtores a pegar rotas alternativas para levar os produtos, houve casos de lavouras e áreas de pasto destruídas pela inundação e lama. Ou seja, muitos desses trabalhadores rurais perderam parte da fonte de renda. Alguns, perderam tudo.

Na zona rural de Alfredo Chaves, as imagens feitas pela moradora Zilma Favatto mostram a dificuldade dos produtores em carregar e descarregar um caminhão de bananas:

O dirigente não acredita que haverá desabastecimento, mas estima que deve aumentar o preço de produtos agrícolas no Estado. Isso porque as rotas alternativas são mais longas, o que naturalmente impacta no custo do frete. Também devem acontecer perdas, o que diminui a oferta.

"Para a produção chegar ao leito do asfalto, ela passa por estradas que são verdadeiros caminhos de terra e dependem de carros tracionados que, mesmo sendo tracionados, têm dificuldade de passar. Há lugares que não passam nem com um cargueiro. E são produtos perecíveis também, né? E, dificultando o transporte, vai chegar menos  [mercadoria] às gondolas do supermercado. Pode haver aumento dos preços por conta dessas dificuldades", explicou Júlio Rocha. 

A Federação da Agricultura informou que está monitorando a situação em Iconha, Alfredo Chaves e Vargem Alta, e está recolhendo doações para os agricultores. Elas podem ser deixadas na sede da Faes, na Reta da Penha, em frente à sede da Petrobrás.

Com informações do repórter Laércio Campos, da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda