Geral

Mais de 5 mil pessoas estão fora de casa no sul do Espírito Santo

A situação é mais crítica nas cidades de Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Anchieta, Mimoso do Sul e Castelo

Foto: Leitor/whatsapp

O número de pessoas desabrigadas ou desalojadas nas cidades do sul do Espírito Santo continua crescendo. De acordo com os dados da Defesa Civil estadual, divulgados no início da manhã deste domingo (26), um total de 5188 estão desabrigados ou desalojados.

A situação é mais crítica nas cidades de Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Anchieta, Mimoso do Sul e Castelo. Até o momento, nove mortes foram confirmadas, duas pessoas e ficaram feridas e três continuam desaparecidas.

Segundo a Defesa Civil do Espírito Santo, o plano de emprego em todo o estado é de alerta máximo. Há risco de deslizamentos e alagamentos em diversas localidades. Alfredo Chaves, Iconha, Vargem Alta e Rio Novo do Sul já decretaram Estado de Calamidade Pública.

Nas últimas 24 horas - período encerrado às 6 horas deste domingo - o maior acumulado de chuva foi registrado em Baixo Guandu, com 69,8 mm, seguido de Colatina, com 57,03 mm. 

Na noite deste sábado (25), a Defesa Civil Estadual emitiu um alerta de inundação para três municípios capixabas: Colatina, Baixo Guandu e Linhares. O aviso foi dado após análise do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Críticos da Bacia do Rio Doce (SACE-DOCE).

Devido às fortes chuvas que ocorrem na região do Rio Doce, em Minas Gerais, "verificou-se o registro de inundações em estações localizadas na porção superior da bacia hidrográfica, nos municípios mineiros de Ponte Nova, Nova Era e Mário Carvalho."

Segundo a Defesa Civil, por volta das 16h deste sábado, a estação de Governador Valadares, situada na porção intermediária da bacia atingiu a cota de alerta e segundo informações obtidas junto ao hidrólogo responsável pelo sistema de monitoramento (CPRM), é esperado que se atinja a cota inundação nesse domingo (26).

De acordo com as estimativas, o modelo hidrológico aponta que as cheias atingirão o município de Baixo Guandu cerca de 20 horas após Governador Valadares, Colatina em 30 horas e Linhares, em 42h.

Recomenda-se alertar a população e proceder a retirada de moradores residentes nas áreas com risco de inundações, e ainda, o planejamento quanto ao abastecimento de água potável em função do aumento da turbidez que poderá comprometer o sistema de captação nos municípios que compõem a bacia.

Pontos moeda