Geral

Número de inscritos no Sisu já passa de 1 milhão de estudantes

A lentidão do portal, registrada por vários estudantes, foi justificada como questão de adaptação ao novo modelo, já que neste ano o sistema foi modificado

Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quarta-feira (22) que até o momento 1.108.434 pessoas já se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Como cada candidato pode sinalizar o interesse em até dois cursos, o ministério já contabilizou 2.095.174 solicitações. 

Neste ano são 237 mil vagas em instituições públicas de ensino superior do Brasil oferecidas por meio do sistema. As inscrições ficam abertas até o domingo (26).

A lentidão do portal, registrada por vários estudantes, foi justificada como questão de adaptação ao novo modelo, já que neste ano o sistema foi modificado. Até 2019, o Sisu era feito todo na estrutura da pasta, com menos capacidade para receber vários usuários simultaneamente e com maior gasto de energia. Neste ano, o sistema migrou para nuvem, permitindo, segundo o MEC, suportar mais usuários ao mesmo tempo, adaptar o portal para aparelhos mobile e economizar recursos.

De acordo com o Ministério, logo quando o sistema foi aberto, foi registrado um pico de recorde histórico: 7 mil inscrições por minuto. Quanto ao dinheiro, a redução de gastos é estimada em R$ 15 milhões já em 2020 e R$ 25 milhões nos primeiros cinco anos.

“As pessoas utilizam mais o celular, aumentando o número de acessos. Por isso que nós conseguimos bater o recorde histórico, de 7 mil pessoas por minuto”, explicou o ministro Abraham Weintraub.

Mudança no sistema

Segundo o MEC, o projeto de migrar para a nuvem começou há cerca de um ano e faz parte da modernização da Diretoria de Tecnologia e Informação (a partir de 30 de janeiro, Subsecretaria de Tecnologia e Informação) do Ministério. A ideia é descentralizar, deixar o sistema em servidores disponíveis a partir de diferentes provedores.

“É um projeto inovador no segmento público. O Sisu é um dos maiores programas do MEC. Utilizar a nuvem para as inscrições significa um passo à frente, com avanços ano a ano”, observou o diretor de Tecnologia e Informação do MEC, Daniel Rogério. “O Sisu agora é responsivo. Você consegue navegar tanto no computador, quanto no tablet e no celular”, emendou.

Sisu

O Sisu é uma das formas de ingresso à educação superior com a nota do Enem. Trata-se do sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a participantes do exame.

Para participar da seleção, é obrigatório não ter zerado a redação na edição de 2019 do Enem. Neste semestre, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino superior públicas de todo o país. A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do programa na internet.

Quem não conseguir uma vaga pelo Sisu, pode tentar uma vaga pelos vestibulares tradicionais. Há ainda o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferta bolsas integrais e parciais (50%) em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), para financiar o valor da graduação.

Pontos moeda