CHUVA NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Prefeito de Colatina convoca gabinete de crise após alerta de inundação da Defesa Civil Estadual

De acordo com as estimativas,o modelo hidrológico aponta que as cheias atingirão o município de Baixo Guandu cerca de 20 horas após Governador Valadares, Colatina em 30 horas e Linhares, em 42h

Foto: Prefeitura de Colatina

O prefeito Sérgio Meneguelli convocou para a noite deste sábado(25),uma reunião de emergência do gabinete de crise no Ágil Hotel, no centro de Colatina,em razão do boletim emitido pela Defesa Civil Estadual de alerta de inundação para três municípios capixabas: Colatina, Baixo Guandu e Linhares.

O aviso foi dado após análise do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Críticos da Bacia do Rio Doce (SACE-DOCE).O alerta diz que às fortes chuvas que ocorrem na região do Rio Doce, em Minas Gerais, "verificou-se o registro de inundações em estações localizadas na porção superior da bacia hidrográfica, nos municípios mineiros de Ponte Nova, Nova Era e Mário Carvalho."

Segundo a Defesa Civil, por volta das 16h deste sábado, a estação de Governador Valadares, situada na porção intermediária da bacia atingiu a cota de alerta e segundo informações obtidas junto ao hidrólogo responsável pelo sistema de monitoramento (CPRM), é esperado que se atinja a cota inundação nesse domingo (26).

De acordo com as estimativas,o modelo hidrológico aponta que as cheias atingirão o município de Baixo Guandu cerca de 20 horas após Governador Valadares, Colatina em 30 horas e Linhares, em 42h.

Recomenda-se alertar a população e proceder a retirada de moradores residentes nas áreas com risco de inundações, e ainda, o planejamento quanto ao abastecimento de água potável em função do aumento da turbidez que poderá comprometer o sistema de captação nos municípios que compõem a bacia.

O prefeito Meneguelli,após a reunião do gabinete de crise,utilizando as redes sociais para se comunicar com a população,alertou às  pessoas que residem bem próximo ao rios Doce e Santa Maria sobre a possibilidade de se atingir a cota de inundação do rio Doce em Colatina.O prefeito disse que a chuva ganhou intensidade em Minas Gerais e que essa água poderá atingir Colatina nas próximas horas.

O prefeito ressaltou que o objetivo de sua fala não é criar pânico,mas que moradores e comerciantes, principalmente do centro da cidade, Esplanada,Vila Nova, Maria Ismênia, Bairro Lacê e Honório Fraga devem se precaver e que a Defesa Civil Municipal, a Polícia Militar ,o Corpo de Bombeiros, estão prontos e organizados para evitar perdas e prejuízos como ocorreram no passado.Todos estão em estado de alerta.

Chefe do Poder Executivo colatinense disse que as informações oficiais serão atualizadas a todo momento,e que a população deve evitar compartilhar notícias falsas;que tudo que for relacionado a Colatina se não estiver na página da Prefeitura não se deve acreditar. Que o momento é de preocupação,mas que não deve haver desespero.

Pontos moeda