Geral

Sesa investiga suspeita de H1N1 em paciente resgatada pelo Notaer no Sul do ES

Uma mulher de 50 anos foi transportada de Anchieta, nesta quarta-feira (22), pelo helicóptero e encaminhada para um hospital da Grande Vitória

Foto: Divulgação Notaer

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) investiga um caso de suspeita de H1N1 em uma paciente, resgatada nesta quarta-feira (22), pelo Núcleo de Operações em Transporte Aéreo (Notaer), em Anchieta, no Sul do Estado.

Segundo as informações divulgadas pelo Notaer, a equipe foi acionada pelo Samu 192 para prestar apoio no transporte de uma mulher, de 50 anos, com suspeita da doença, no município.

Por nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, informou que o helicóptero foi deslocado, levando uma equipe médica até a região, e levou a paciente para um hospital da Grande Vitória.

De acordo com a Sesa, o caso está sob investigação e  o histórico clínico dos pacientes é repassado apenas para familiares em razão de legislação sobre o sigilo de direito do paciente internado nas unidades hospitalares.

Neste ano, até a terceira semana epidemiológica, foram registrados dois casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza no Estado, sendo um por influenza A (H3N2) e um por influenza B.

Em 2019, foram anotados 186 registros comprovados da enfermidade causada pelo Influenza no Estado, sendo 60 casos influenza A (H3N2), 112 casos por influenza A ( H1N1) e 14 por influenza B. Vinte e oito óbitos foram confirmados, sendo seis  por influenza A (H3N2), 19 por influenza A (H1N1) e três por influenza B.

Já em 2018, foram 160 casos confirmados de SRAG por influenza, sendo 106 por influenza A (H1N1), 46 por influenza A (H3N2), oito por influenza B. O número de óbitos neste ano foi 22.

Pontos moeda