Geral

Especialistas dão dicas de como driblar ansiedade na véspera do segundo dia de prova do Enem

Além disso, os limites de vagas em programas de acesso à educação superior e, ainda, a cobrança familiar podem contribuir com a piora dos sintomas

Foto: 07.07.2016/Gabriel Jabur/Agência Brasília

O segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) impresso acontece neste domingo (24), em quase todo o país. Uma decisão da Justiça Federal em São Paulo, na última quarta-feira (20), determinou a manutenção da data definida pelo atual calendário do exame, mesmo após questionamentos da DPU (Defensoria Pública da União).

Na véspera do grande dia, um dos maiores desafios para os estudantes é conseguir lidar com a ansiedade. O medo com o desempenho na prova e as inseguranças relacionados aos estudos realizados ao longo do período que antecede a aplicação do exame são apenas algumas das inúmeras preocupações que podem ocupar a cabeça neste momento.

Pensando nisso, o Portal R7 foi atrás de especialistas em saúde mental para entender mais sobre os motivos que deixam os candidatos angustiados com a aproximação data e, também, separou algumas dicas para afastar possível mal-estar nas horas que antecedem a prova de Ciências da Natureza e Matemática. 

De acordo com a psicóloga Elen Contro, a origem de tanto nervosismo pode estar relacionado ao medo da reprovação. "Na maioria das vezes em que nos submetemos a processos avaliativos, seja vestibular, prova ou processos de seleção, podemos experimentar sentimentos de medo, angústia e ansiedade. Um tipo de terror psicológico que tende ir aumentando a medida em que se aproxima a data da avaliação."

Além disso, os limites de vagas em programas de acesso à educação superior e, ainda, a cobrança familiar podem contribuir com a piora dos sintomas. "Outro fator está relacionado a expectativa de aprovação dispensada pela família e pelo próprio estudante. O que pode gerar transtornos psicológicos, sentimentos de fracasso e crenças de incapacidade caso o estudante não seja classificado para ingressar no curso universitário desejado", explica Elen Contro.

Como driblar a pressão

Nos últimos anos, o Enem se transformou em uma das principais portas de entrada ao ensino superior —seja público ou privado. Programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o ProUni (Programa Universidade Para Todos) cresceram significativamente e, hoje, representam etapas indispensáveis para quem pretende entrar na faculdade. Diante desse cenário, a pressão por um "bom desempenho" pode ser ainda maior.

"O desafio é grande, ainda mais neste ano que passou e que afetou a todos nós por conta da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, é interessante pensar que de alguma forma todos fomos impactados, e estamos fazendo o melhor de acordo com as nossas realidades, condições e recursos. Cada um de nós tem um cenário frente a esta pandemia. Por isso, o apoio dos pais e amigos é importante neste momento estimulando o estudante a dar o seu melhor, mas respeitar as suas condições", comenta o psicólogo Fredy Figner.

Estratégias para lidar com a ansiedade, de acordo com o psicólogo Fredy Figner

1. Evite estudar e ler muito um dia antes da prova

— Estudar longas jornadas pode não ser a melhor estratégia perto da prova. É muito difícil ter um bom raciocínio na hora da prova com a cabeça esgotada. Por isso, busque tentar equilibrar os seus horários. Estabeleça critérios de estudo, mas também de relaxamento e diversão.

2. Exercícios de respiração

— Gosto de exercícios de respiração, boa alimentação, descansar e ficar perto dos familiares ou amigos recebendo apoio. E tenha a consciência que a vida é cheia de provas e testes, e que este será mais um ao longo da jornada.

3. Estudar com antecedência caminho até o local de prova

— O interessante é que o estudante planeje, juntamente com os pais ou amigos, qual é a melhor forma de chegar no seu local de prova com segurança e rapidez, minimizando assim a ansiedade gerada para o deslocamento da prova.

4. Busque ferramentas de entretenimento

— Conversar com pessoas otimistas, assistir filmes com temáticas positivas, escutar músicas e fazer atividades físicas que promovam a sensação de bem estar e relaxamento. 

Pontos moeda