Geral

Mais de 100 mil estudantes fazem prova do Enem no ES neste domingo

Estado realizou operação especial de segurança e reforço de ônibus do sistema Transcol

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Neste domingo mais de 104 mil capixabas vão fazer a prova presencial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 38 municípios. São 251 locais de prova no estado.

Pouco mais de 1,3 mil candidatos farão a versão digital do exame. Os portões fecham às 13h e a prova começa 13h30. O segundo dia de prova será no domingo dia 24.  

Pessoas do grupo de risco, com comorbidades e idosos, vão poder entrar nos locais de prova a partir de 11h15.

Neste ano, o Enem possui novas regras por causa da pandemia. Além dos itens obrigatórios para fazer a prova como documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, a máscara de proteção facial passa a integrar essa lista. Os participantes que não estiverem com máscara de proteção facial não poderão ingressar no local de prova.

Aqui no estado, o sistema Transcol vai contar com 29 ônibus extras. A operação especial será acompanhada de perto pelos agentes da Ceturb-ES, nos terminais do Transcol, para garantir um percurso tranquilo para os estudantes.

A capital mudou o funcionamento de ciclofaixas e da Rua de Lazer para ajudar no fluxo de veículos nos dias do exame. 

Mais de 1,3 mil policiais irão reforçar patrulhamento nos locais de prova. Ao todo, 355 viaturas estarão empenhadas no patrulhamento. O reforço na segurança será integrado em um Centro de Comando instalado na sede da Secretaria Estadual de Segurança Publica.

O instituto responsável por organizar o Enem, o Inep, mapeou 16 pontos considerados críticos para aglomerações, no Espírito Santo. Os locais exatos não foram divulgados, mas são as escolas com maior número de candidatos.



Pontos moeda