Geral

Passageiros formam fila gigante para fazer teste de covid no Terminal de Jardim América

Um dos motivos para as longas filas nos locais de testagem é o fato dos próprios profissionais de saúde que estão aplicando os exames terem se contaminado

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

Continua grande a procura pelos testes gratuitos de covid-19 nos terminais do Transcol na Região Metropolitana. Na manhã desta terça-feira (18), horas antes do início dos atendimentos, passageiros já formavam longas filas nos locais.

A imagem acima foi registrada por volta das 9h30, no Terminal de Jardim América, em Cariacica. A testagem, no entanto, só começa ao meio-dia. 

No Terminal de Laranjeiras, na Serra, a situação não era diferente. Por volta das 7h30, a fila já começava a se formar no local.

O secretário de Saúde, Nésio Fernandes, afirmou nesta segunda-feira (17), que um dos motivos para as longas filas nos locais de testagem é o fato dos próprios profissionais de saúde que estão aplicando os exames terem se contaminado com o vírus e, consequentemente, foram afastados.

"Houve momentos em que os profissionais de saúde se contaminaram e precisamos afastá-los. Pedimos paciência para a população, pois nossa meta é atender a todos", disse o secretário durante uma coletiva.

O secretário acrescentou que o Espírito Santo recomenda extrema disciplina e organização às normas estabelecidas e vigentes no Estado.

"A partir desta segunda-feira (17), os municípios estão autorizados a divulgar os locais de testagem para que a população possa ter mais facilidade para saber para onde se dirigir". 

Onde fazer o teste de covid-19 no ES?

A testagem em massa da covid-19 é fundamental para o controle e para o combate à pandemia. Por isso, as prefeituras da Grande Vitória disponibilizaram pontos de coleta para diagnóstico da doença através do teste rápido e do RT-PCR.

Em algumas unidades, não há necessidade de agendamento online. Em outras, apesar de não ser necessário o agendamento, o paciente deve passar por uma triagem médica para realizar a coleta.

Vitória

A Secretaria de Saúde de Vitória informou que o teste rápido de covid é disponibilizado pelo Estado e realizado nas Unidades de Saúde nos seguintes bairros:

Alagoano e Andorinhas (somente para pacientes cadastrados na Unidade); Consolação e Forte São João (somente para pacientes cadastrados na Unidade); Ilha das Caieiras e Itararé (somente para pacientes cadastrados na Unidade); Jabour, Jardim da Penha, Maruípe e Santa Luiza (somente para pacientes cadastrados na Unidade); Santo André e Centro.

Horário: Manhã e tarde.

Entretanto, o paciente precisa ser avaliado pelo profissional que vai indicar ou não a necessidade de realização do teste.

Já o teste RT-PCR é feito no Centro de Testagem na Ilha de Santa Maria. O paciente é encaminhado pelo serviço de saúde para a realização do exame.

Vila Velha

Nas Unidades de Saúde do município, o teste é de livre demanda e a pessoa não precisa passar por triagem. No entanto, é necessário apresentar CPF ou Cartão Nacional do SUS para que a coleta seja feita.

Ibes (segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h);

Vila Nova (segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h e na sexta-feira das 7h30 às 11h);

Vila Batista (segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h e na sexta-feira, das 7h30 às 11h);

Jardim Marilândia (segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h e na sexta-feira das 8h às 11h);

Barra do Jucu (segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30);

Barramares (segunda e terça-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. De quarta a sexta-feira, das 8h às 11h);

Ponta da Fruta (segunda a sexta-feira, das 8h às 11h);

Terra Vermelha (segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e de 13h às 16h).

Postos Volantes

Tartarugão (entrada lateral) (segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30);

Vila Natalina (segunda a sexta-feira, das 18h às 21h e no sábado, das 14h às 20h);

Centro Integrado (segunda a domingo das 9h às 17h).

*Horário válido apenas neste último final de semana.

Viana

Em Viana, pacientes que estejam com sintomas podem procurar qualquer uma das 18 unidades de saúde do município, no horário de funcionamento de cada uma delas.

Já quem não está com sintomas, deve realizar o teste na unidade do bairro Vila Bethânia, das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira.

Cariacica

Em Cariacica, os testes rápidos para confirmar ou não a contaminação por covid-19 podem ser feitos durante toda semana, inclusive, nos finais de semana e feriados. Não é necessário estar com sintomas fortes para fazer o exame.

Os testes rápidos são realizados nas Unidades de Saúde dos seguintes bairros:

- Alto Lage, Bela Vista, Campo Verde, Cariacica-Sede, Flexal II, Itapemirim, Jardim América, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Operário, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, Santa Luzia, Santana, São Geraldo, São João Batista, Sotelândia e Vila Graúna.

Horário: De segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30.

- Bela Aurora, Itaquari, Rio Marinho, Santa Bárbara, Santa Fé, São Francisco e Valparaíso.

Horário: De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30.

O Centro de Testagem de Itaquari, anexo à UBS de Itaquari, está funcionando todos os dias da semana no horário de 8h30 às 17h30.

Nos demais pontos, os moradores de Cariacica também podem contar com dois pontos externos de testagem, que funcionam de segunda a sexta-feira na Ceasa das 8h às 15h30 e no Terminal de Jardim América das 12h às 20h.

Serra

A Secretaria de Saúde da Serra informou que o RT-PCR é realizado nas três Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e em cinco Unidades Regionais de Saúde:

Carapina, Serra-Sede e Castelândia (de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas).

Segundo a prefeitura, a testagem é feita somente de segunda a sexta. Quanto ao teste rápido (antígeno), ele é realizado em cinco, das seis:

Unidades Regionais de Saúde: Boa Vista, Feu Rosa, Novo Horizonte, Jacaraípe e Serra Dourada.

Unidades Básicas: Bairro de Fátima, Carapina Grande, Nova Carapina II, Planalto Serrano A, Jardim Carapina, José de Anchieta, Laranjeiras Velha, Barcelona, São Marcos, Vista da Serra, Taquara II, Central Carapina, Eldorado, Cidade Continental, Vila Nova de Colares, Nova Almeida e Carapebus.

A prefeitura ressaltou ainda que tanto nas UPAs quanto nas Unidades de Saúde, a realização do RT-PCR acontece por meio de pedido médico, após uma consulta. No município, a coleta só acontece por livre demanda, ou seja, sem encaminhamento médico, no Laboratório Municipal da Serra. Não há necessidade de encaminhamento médico.

Guarapari

A Prefeitura de Guarapari está realizando atendimento de livre demanda para testagem rápida de antígeno no Complexo Esportivo. Não é necessário apresentar sintomas para realização do teste.

A Central de Testagem Avançada contra a covid-19, que funciona ao lado da Delegacia da Mulher, no bairro Muquiçaba, passa a atender através de um encaminhamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h), unidades de saúde e Complexo Esportivo. O funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 15h30 e no sábado, das 8h às 12h.

Fundão

A Prefeitura de Fundão informou que a testagem para Covid-19 por meio do teste RT-PCR para assintomáticos (sem sintomas) é gratuito, sem agendamento e acontece de 9h às 10h nos seguintes dias:

Timbuí: terça-feira;

Praia Grande: terça e sexta-feira;

Especialidades Fundão Sede: segunda a sexta-feira.


Pontos moeda