Geral

Balneabilidade: oito praias de Vitória estão próprias para banho

Após dias com todas as praias impróprias para banho por conta das fortes chuvas, a análise laboratorial divulgada nesta quinta-feira (19) voltou a classificar como "próprias para banho" oito pontos; veja

Foto: Diego Alves/Prefeitura de Vitória
Praia da Guarderia, em Vitória

Boa notícia para os banhistas que desejam aproveitar as praias da capital do Espírito Santo! Após dias com todas as praias impróprias para banho por conta das fortes chuvas, a análise laboratorial divulgada nesta quinta-feira (19) voltou a classificar como "próprias para banho" oito praias de Vitória.

As análises são realizadas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente semanalmente. Assim sendo, os oito pontos liberados seguem com bandeira verde até o dia 26 de janeiro. São eles:

Ponto 02A - Praia de Camburi - Av. Dante Michelini - A 100 metros à direita do 3º Píer – Jardim Camburi 
Ponto 11 - Praia do Canto (80 metros antes da ponte da Ilha do Frade) 
Ponto 12 -Praia de Santa Helena / Enseada do Suá (100 metros após a ponte da Ilha do Frade)
Ponto 12A -Praia de Santa Helena / Praia do Canto (em frente à Escola de Velas)
Ponto 13 - Praia de Santa Helena / Enseada do Suá (200 metros antes das barracas da Curva da Jurema) 
Ponto 15 - Praia da Direita / Ilha do Frade 
Ponto 16 - Praia das Castanheiras / Ilha do Frade
Ponto 19 -Praia Grande / Ilha do Boi 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Período chuvoso influencia na balneabilidade

Alguns fatores influenciam na qualidade das praias, dentre eles o período chuvoso. As chuvas arrastam sujeira — como, por exemplo, material biológico como coliformes e restos de plantas, resíduos sólidos ou líquidos — em maior volume para as praias, por meio dos cursos dos rios, córregos e canais de drenagem. 

A presença da quantidade desses organismos além do limite estabelecido, de acordo com a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), é motivada por uma série de fatores: dejetos vindos de afluentes, a influência do formato na praia na capacidade de dispersão dos poluentes, chuva e o aumento do número de banhistas.

Classificação

As classificações - própria, imprópria e interditada - têm o objetivo de alertar os banhistas sobre o risco que contatos com águas contaminadas podem trazer à saúde e, também, ajudar na escolha da melhor praia para curtir o verão

A coleta da água para exame laboratorial acontece semanalmente, todas as segundas-feiras, para divulgação às quintas-feiras, valendo por sete dias, e segue os critérios estabelecidos na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) 274/2000. 

Seguir a classificação da balneabilidade evita ao banhista consequências desde infecções nos olhos, ouvidos, nariz e pele até doenças mais graves como gastroenterite e hepatite A.

Guarapari e Vila Velha

Outras duas cidades com praias queridas pelos capixabas, que divulgaram recentemente a balneabilidade, são Guarapari e Vila Velha.

Foto: Divulgação | Hoteis.com

A cidade canela-verde segue com apenas um ponto próprio para banho: a região da Lagoa Grande, em Ponta da Fruta.

Já Guarapari divulgou na última quarta-feira (19) que todas as praias estão próprias para banho.