Dia de São Sebastião: veja oração, história e curiosidades
O santo é conhecido como protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra e é padroeiro de diversas cidades, como o Rio de Janeiro
A Igreja Católica celebra nesta sexta-feira (20) o Dia de São Sebastião. Reconhecido como um "Mártir" — santos que preferiram morrer a renegar a própria fé cristã —, ele é protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra.
Padroeiro de diversas cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, São Sebastião nasceu em Narbonne, mas foi criado em Milão, na Itália.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Ele foi um soldado do Império de Diocleciano e, com muita dedicação e esforço, se tornou primeiro capitão da guarda. Sem que as demais autoridades soubessem, São Sebastião consolava os cristãos presos.
Na época, a Igreja e os membros cristãos eram duramente perseguidos já que o imperador adorava outros deuses.
LEIA TAMBÉM: Está endividado? Veja simpatias para sair do vermelho
O segredo, no entanto, veio a tona. São Sebastião foi preso em um tronco e condenado a levar várias flechadas por conta de denúncias de injustiça pelo Império de Diocleciano.
Veja a oração para São Sebastião
"Ó glorioso mártir São Sebastião, protegei com a Vossa intercessão, livrai-nos de todo o mal, de toda a epidemia corporal, moral e espiritual. Fazei que se convertam para Jesus aqueles que se perderam na fé, ajudai que o justo persevere até o fim na fé."
Tradicional procissão acontece em Vitória
Em celebração a data, centenas de fiéis se reúnem nesta sexta-feira (20) para a missa festiva. A primeira missa acontece na Comunidade de São Sebastião, em Jucutuquara, a partir das 15h. A segunda missa festiva será realizada mais tarde, às 19h30, e, em seguida, os fieis vão percorrer as ruas do bairro.