Chuva em Cachoeiro: água invade lojas e comerciantes tentam salvar o que podem
A água ficou represada e rompeu algumas partes dos muros aos fundos das lojas. Comerciantes ficaram ilhados
Comerciantes do bairro Guandu, região central em Cachoeiro de Itapemirim, tiveram as lojas invadidas pela água após uma forte correnteza tomar conta da rua onde ficam localizados os comércios.
A cidade é a que mais possui desalojados em todo o Espírito Santo. São 255 pessoas fora de casa, de acordo com a Defesa Civil Estadual. Na noite de quinta-feira (09), o município teve 59,4mm de chuva.
Leia também:
> Chuva no ES já deixa mais de mil pessoas fora de casa
> Linhares registra 112 milímetros de chuva em 6 horas e Rio Doce chega perto de 4 metros
> VÍDEO | Homem se arrisca e levanta fios de energia para caminhão passar em Vila Velha
Por meio das redes sociais, o vereador da cidade, Vitor Azevedo (Podemos), fez registros da situação dos comerciantes durante as fortes chuvas. Na filmagem, é possível ver as lojas sendo tomada pela água e os lojistas tentando contornar a situação, puxando a água com rodos e retirando alguns produtos.
"A situação era caótica. Desde a última enchente do nosso rio que não vejo nada parecido em nossa cidade. Acontece que isso não ocorreu devido a cheia do rio, ocorreu porque não houve a interligação das galerias da obra da macrodrenagem. A água vem de uma das galerias, porém, não possui interligação com outra galeria que dá vazão no rio, criando uma cachoeira em pleno Centro da cidade", diz a postagem do vereador.
Ainda de acordo com o vereador, por falta de interligação das galerias, a água ficou represada e rompeu algumas partes dos muros aos fundos das lojas. Na noite de quinta-feira (09), a Secretaria de Obras da cidade esteve no local para avaliar o que poderia ser feito e dar suporte aos comerciantes.
"A água está descendo pelas paredes das lojas. Nós estamos completamente ilhados. Estamos nos arriscando para poder fazer alguma coisa", disse uma das comerciantes.
Na quinta-feira, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim anunciou a criação de um Gabinete de Gestão de Crise para coordenar as ações de assistência à população e atender às diversas ocorrências registradas por conta da chuva no município.