Geral

Praça do bairro Aquidaban em Cachoeiro recebe o projeto 'Livres Livros'

No projeto, que tem como lema ‘Deixe um livro, Leve um Livro’, qualquer pessoa pode doar ou pegar um exemplar gratuitamente nas unidade de minibiblioteca

O projeto ‘Livres Livros’ chega nesta tarde (31) ao bairro Aquidaban, em Cachoeiro de Itapemirim Foto: ​Divulgação

Com uma vasta programação cultural e musical, a Praça Elísio Cortez Imperial, no bairro Aquidaban, recebe nesta tarde (31), o projeto ‘Livres Livros’, idealizado por Raíssa Martins com o objetivo de dar acesso a leitura de forma gratuita, dialogando com a comunidade e com a participação da sociedade numa troca de livros infinita.

O evento acontece às 16h e será uma homenagem ao escritor e poeta cachoeirense Estelemar Martins, que faleceu em dezembro de 2013.

O projeto tem como referência a Fundação Americana ‘Little Free Library’. O lema é: “Deixe um livro, Leve um livro”.  nas unidades de minibibliotecas livres. O evento é parceria com a Odebrecht Ambiental. Entre as atrações confirmadas no evento estão o grupo de choro Pó de Mico; o maestro Adilson Dillem; o maestro Herbert Cock com sua dupla caipira Jacomino da Rabeca e Zé da Sanfona; o artista plástico Rudson Costa; Beth Martins, Margarete Martins (música); Fábio Britto, Beatriz Fraga, Milena Paixão, Maria Elvira (declamação), entre outros. 

As minibibliotecas têm estrutura simples, propositalmente, para aproximar o público e deixar claro que a atividade é “livre”. Locais de grande circulação, como praças e espaço públicos, são escolhidos para as instalações das unidades Livres Livros. Assim, os exemplares de diversos assuntos ficam à disposição da comunidade do entorno, permanentemente e sem burocracia. 
Nos locais onde as unidades são instaladas, a gestão do projeto trabalha para levar atividades literárias ou culturais que promovam a integração na comunidade e estimulem a leitura. Além da troca de livros, as minibibliotecas contarão com diferentes atividades no dia a dia, envolvendo escolas e comunidade, como contação de estórias, sarau musical, concurso de poesia, entre outras, tornando-se um verdadeiro centro cultural. 

“Fiquei muito feliz com a possibilidade de trazer o projeto para Cachoeiro de Itapemirim, além de uma conquista importante para Livres Livros, trata-se de uma cidade bem representativa em termos culturais que tem proporcionado encontros especiais como ter a Maria Elvira, escritora e representante do projeto Livres Livros na cidade e contar também com o apoio de instituições do município. Estamos empolgados e com histórias especiais para contar, desejamos ocupar as praças ajudando a humanizar um pouco mais estes espaços públicos. Só temos a agradecer a cidade e o faremos espalhando afeto em forma de livros”, completa Raíssa Martins, que lidera o projeto desde julho de 2014.

Programação:

- Contação de estórias, performance de grafite, música da tradição popular brasileira, poesia, com as participações da comunidade de Aquibadan e de estudantes do Polivalente Aquidaban e da Escola Inah Werneck.
- Maria Elvira e Raissa Martins: contação de estórias.
- Milena Paixão e Ronald Onhas: declamação de poesias.
- Artista plástico Rudson Costa: performance com grafite.
- Lucimar Costa: leitura interpretativa.
- Artistas cachoeirenses em homenagem ao poeta e compositor Estelemar Martins.
- Maestro Herbert Cock com sua dupla caipira Jacomino da Rabeca e Zé da Sanfona.
- Grupo de choro Pó de Mico.
- Maestro Adilson Dillem; Beth Martins; Margarete Martins (música).
- Fábio Britto, Beatriz Fraga, Milena Paixão, Maria Elvira (declamação).