Geral

Cariacica divulga edital para a organização do Carnaval de Congo de Máscaras de 2019

As propostas poderão ser apresentadas até o dia 10 de abril

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Cultura (Semcult) de Cariacica divulgou o edital para a seleção de propostas voltadas ao Carnaval de Congo de Máscaras de 2019, que será realizado no dia 29 de abril, na região de Roda D’Água. As propostas poderão ser apresentadas até o dia 10 de abril.

As propostas serão selecionadas de acordo com o cumprimento dos seguintes itens: conhecimento da especificidade do evento; capacidade técnica de realização do evento e adequação da disponibilidade orçamentária para a celebração dos termos de colaboração.

O escolhido terá à disposição um valor total de recursos de R$ 70 mil para estruturar e promover o evento. Podem participar organizações da sociedade civil, conceituadas como entidades privadas sem fins lucrativos; sociedades cooperativas capacitadas para execução de atividades ou de projetos de interesse público e de cunho social; ou organizações religiosas que se dediquem a atividades ou a projetos de interesse público e de cunho social distintas das destinadas a fins exclusivamente religiosos.

As propostas serão avaliadas pela Comissão de Seleção atendendo aos critérios de julgamento. Os detalhes estão no Edital de Chamamento Público nº II/2019, na página da Semcult, na aba “Chamamento público para o Carnaval de Congo de Máscaras 2019”. O edital e seus anexos podem ser acessados clicando nos links ao final desta matéria.

Entrega das propostas

As propostas deverão ser encaminhadas em envelope fechado e com identificação da instituição proponente e meios de contato, com a inscrição “Proposta –Edital de Chamamento Público nº II/2019–Carnaval de Congo de Máscaras 2019–Cariacica/ES”, e protocoladas, nos seguintes locais: ou no Protocolo Geral da Prefeitura de Cariacica, que fica na sede no trevo de Alto Lage, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h; ou no Protocolo do Faça Fácil, próximo ao Terminal de Campo Grande, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O resultado final será divulgado entre os dias 18 e 19 de abril.

Carnaval de Congo

O carnaval de congo de máscaras faz parte de uma tradição iniciada no século XIX. Como a distância até o Convento da Penha era muito longa, os moradores da região rural de Roda D’Água trataram de expressar seu amor pela Virgem Maria, celebrando a santa em Cariacica mesmo, com o batuque e a alegria das bandas de congo.

Na época, escravos e ex-escravos não podiam participar do evento. A forma de driblar a proibição era se fantasiar com máscaras artesanais feita à próprio punho e forrar o corpo de folhas de bananeira, além de tecidos coloridos. A prática acabou dando origem ao personagem símbolo do carnaval, o João Bananeira. A figura folclórica extrapolou de tal forma que hoje é símbolo do município.

Pontos moeda