Geral

Cães e gatos vítimas de maus-tratos são liberados para adoção em Vila Velha

Os candidatos a tutores dos pets deverão preencher um formulário disponibilizado pela prefeitura

Foto: Divulgação

Os 36 animais vítimas de maus-tratos, resgatados em janeiro deste ano num canil em Itaparica, Vila Velha, agora podem ser adotados e fazer a alegria de famílias responsáveis que queiram a companhia dos bichinhos.

Segundo a subsecretaria de Meio Ambiente de Vila Velha, Marjorye Boldrini, os animais foram submetidos a uma série de exames. “Os cães e gatos receberam implante microchipe, foram submetidos a exames de sangue, além de tosa total e banho, vermifugação, castração e agora podem ter um lar”, disse.

De acordo com o veterinário Mauricio Guimarães, que está à frente da Coordenação de Bem Estar Animal (CBEA), será feita uma análise dos interessados em cada animal. Os candidatos deverão preencher um formulário disponibilizado pela prefeitura.

“A equipe vai analisar os requisitos necessários. Há animais que brigam com outros, este então devem ser direcionados para um lar que não tenha outros animais; tem uns com mais idade, por exemplo. O tutor tem que saber da responsabilidade de ter um animal”, ressaltou Mauricio.

Quarentena

Os animais de estimação nos deixam de bom humor e ajudam a manter a normalidade e a rotina, segundo especialistas. Com a população cumprindo quarentena por conta do novo coronavírus, as pessoas podem aproveitar o momento como uma chance de adotar um pet de estimação e usar esse tempo para adaptação dos bichinhos.

O resgate

A Prefeitura de Vila Velha, juntamente com a Superintendência do Ibama e a Polícia Ambiental, realizou uma ação de fiscalização para apurar a denúncia de maus-tratos num canil na Praia de Itaparica. Ao todo, foram resgatados 18 cães e 18 gatos. O local encontrava-se em situação ambiental precária, pois a dona da residência e tutora dos animais foi presa há cerca de nove meses.

Os cães e gatos foram recolhidos e encaminhados para tratamento veterinário, por meio de uma empresa especializada. 



Pontos moeda