CORONAVÍRUS

Geral

Em tempos de isolamento, tecnologia deve ser aliada para manter vínculos

Especialistas recomendam que laços sejam estreitados através de chamadas de áudio e vídeo, e terapia virtual para quem sentir que está desenvolvendo sintomas de ansiedade

Dayse Torres

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Devido ao isolamento necessário para a prevenção à contaminação do Novo Coronavírus, muitas pessoas estão sozinhas em suas casas e, mesmo quem não está, não pode sair para ver as pessoas que ama. Para enfrentar esta fase, profissionais da área da saúde mental recomendam que a tecnologia seja a aliada para manter vínculos e manter a mante sã. 

Para o psicólogo especialista em análise comportamental Igor Islay Gomes de Souza, a tecnologia é muito importante, pois faz com que nos comuniquemos. "As redes sociais para a comunicação são nossas aliadas, as chamadas de vídeo também. Esse contato virtual é essencial para a manutenção da nossa saúde".

Igor explica que quem tinha o hábito de telefonar e visitar a família e amigos, deve manter esse hábito, mesmo sem a possibilidade de poder ver as pessoas que ama pessoalmente. "Isso deve fazer parte da rotina diária. 

Essa ação também é destacada pelo psiquiatra João Paulo Cirqueira. Para ele, durante a pandemia, devemos encontrar novas formas de manter nossos vínculos, e a tecnologia é a forma mais indicada. "Devemos compartilhar momentos através da internet com as pessoas que amamos como, por exemplo, com as chamadas de vídeo. É um momento para rever o uso da tecnologia também. Antes, até pouco tempo, seu uso principal era para a divulgação da imagem. Atualmente, ela é essencial para estreitar laços. Podemos refletir sobre isso", disse ele, que também é psiquiatra infantil. 

A tecnologia também é uma grande aliada para quem, devido ao isolamento, pode estar desenvolvendo sintomas ansiosos. "Tudo está diferente e isso pode causar um certo descontrole. Vivemos tempos de incerteza e isso causa ansiedade.  Então, é preciso ficar alerta e buscar ajuda, se necessário", explica o psicólogo Igor Islay. 

Para ele, se a pessoa apresentar constante sonolência, tédio e falta de vontade de fazer qualquer coisa, pode estar desenvolvendo um estado deprimido e que, se não for cuidado, no futuro, pode, aliado a outros fatores, virar uma depressão. "Atualmente, vários psicólogos e médicos atendem virtualmente. O atendimento online é regulamentado e diversos profissionais têm até oferecido o serviço gratuitamente neste período. A terapia traz conforto e ajuda a fazer mudanças de comportamento", disse o psicólogo, que mantém um perfil em uma rede social onde as os usuários podem buscar ajuda.

A terapia virtual também é aconselhada pelo psiquiatra João Paulo Cirqueira. "Nem sempre temos com quem falar e gostamos muito de abraços e beijos. Mas, neste momento, isso não é possível. Então, o bate-papo online com um especialista vai ajudar bastante a viver essa fase". 


Pontos moeda