VÍDEO | Rio Itapemirim sobe três metros e Cachoeiro está em alerta
Na avenida Beira Rio, o trânsito está interditado por conta da cheia do rio. No bairro Coronel Borges, a água invadiu algumas casas depois que o Córrego Cobiça transbordou
Há pouco mais de um mês da maior enchente de sua história, Cachoeiro de Itapemirim está em alerta por conta das chuvas que atingem rodo o Espírito Santo. O rio Itapemirim, que corta o município, está três metros acima do normal e, por disso, a avenida Beira Rio está interditada desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (2).
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Inácio Daróz, foram registradas várias quedas de árvores e barreiras no município desde a tarde do último domingo (1). A Ponte de Ferro, que liga o centro ao bairro Ibitiquara foi interditada por conta de um deslizamento de terra. Equipes da Prefeitura trabalham para liberar o tráfego no local.
No bairro Coronel Borges, a água atingiu residências. “O Córrego Cobiça subiu e alagou as ruas do bairro. A água entrou em algumas casas, e o trânsito será parcialmente interditado para atendermos os moradores”, comenta Daróz. O bairro registra as ocorrências mais graves por conta da chuva.
Previsão
Desde a noite de domingo (1), Cachoeiro de Itapemirim está sob alerta para alta possibilidade de chuvas intensas, com riscos de alagamentos e deslizamentos de encostas.
A segunda-feira (2), também será com expectativa de pancadas de chuva e possíveis trovoadas em alguns momentos do dia, em praticamente todas as regiões do Espírito Santo, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência técnica e Extensão Rural (Incaper).
Recomendações
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial em áreas de encostas e morros.
- Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a Defesa Civil (199) ou (28) 98814-3497.
- Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água avise imediatamente a Defesa Civil (199) ou (28) 98814-3497.
- Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.