Cansou da mesmice? Saiba como mudar a decoração com tinta epóxi
Utilizar a tinta epóxi pode ser uma ótima opção para quem quer dar uma repaginada na decoração da casa sem que haja muita bagunça e o famoso "quebra-quebra"
Quer mudar a decoração da casa sem ter a dor de cabeça de trocar todo o revestimento? Optar pela tinta epóxi pode ser uma ótima solução.
A tinta epóxi é composta pela resina epoxídica, conhecida popularmente como epóxi. A presença desse composto químico confere à tinta alta resistência e durabilidade, podendo ser aplicada em pisos, vidros, metais, azulejos em banheiros, cozinha, lavanderias e entre outros lugares que você desejar dar uma repaginada.
A fim de ajudar quem ainda não conhece a técnica ou tem dúvidas sobre como funciona, o Folha Vitória ouviu uma arquiteta. Confira as dicas:
Qual a diferença entre revestimento epóxi e tinta epóxi?
A arquiteta Gleyciane Ferreira afirma que ambas as técnicas possuem a mesma base, a resina. Contudo, a diferença entre ambas está na espessura. Enquanto uma é indicada para coberturas leves, a outra permite coberturas mais espessas. Veja a explicação:
"A tinta epóxi possui uma espessura mínima, fazendo com que o seu uso seja indicado apenas para uma cobertura leve, diferentemente do revestimento epóxi, que consegue se igualar a níveis dos pisos existentes no local, por conta do seu processo de aplicação, alcançando espessuras mais grossas, além de conseguir fazer correções de ondulações, desníveis e até defeitos no local onde será aplicado", esclareceu ela.
Reforma sem bagunça
Gleyciane certifica que optar pela pintura com a tinta epóxi garantirá uma reforma mais rápida, limpa e econômica em comparação a outros tipos de intervenções.
Outra vantagem desse método de reforma, segunda a especialista, é a ampla e variada cartela de cores. Característica que atrai muitos adeptos e admiradores com os mais variados gostos.
Afinal, é caro ou barato?
De acordo com a arquiteta o custo varia de 35,00m² a 90,00m² dependendo da quantidade necessária para os ambientes que serão aplicados.
Para ela, o custo-benefício é ideal para quem quer mudar a decoração com um toque simples e sem muito "quebra-quebra".
Como por exemplo quem mora de aluguel e não quer fazer grandes mudanças.
É recomendado para quais ambientes?
Uma dúvida frequente quando se deseja experimentar a tinta epóxi durante a reforma é em relação aos ambientes onde ela pode ser aplicada. Por esse motivo, Gleyciane Ferreira esclareceu com detalhes as principais dúvidas. Confira:
"A tinta epóxi é indicada, principalmente, para superfícies de ambientes internos, é muito comum nas áreas que são frequentemente molhadas, como banheiros e cozinhas. Geralmente, esses ambientes são escolhidos para receberem a pintura, pois possuem azulejos e cerâmicas, onde normalmente é feita a pintura. Mas não se limita apenas a esses ambientes, pode ser aplicada livremente em áreas secas como quartos e sala", explica.
No que se refere ao tamanho do local, Gleyciane afirma que não há limitação. No entanto, deve-se estar ciente que quanto maior for o ambiente, maior o tempo de secagem e demão.
Por fim, a arquiteta restringiu o uso da pintura com a tinta epóxi em áreas externas que possuem maior exposição ao sol, pois elas têm a tendência de ficar amareladas com o tempo.
Por isso, segundo ela, não é ideal para áreas gourmet, por exemplo, que normalmente recebem maior incidência solar.
*Texto da estagiária Nayra Loureiro com supervisão da editora Erika Santos