Quase 1,7 mil embarcações inspecionadas e 50 apreendidas durante Operação Verão
Ao todo, 1.695 embarcações foram inspecionadas, e 50 embarcações foram apreendidas pela Capitania dos Portos durante a Operação Verão 2013/2014. Além disso, 169 notificações foram registradas, e 162 autos de infração registrados. Também foram abertos quatro Inquéritos de Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), e realizados 39 testes com etilômetro, com o objetivo de medir a quantidade de álcool no sangue dos condutores de embarcações.
A “Operação Verão” foi realizada de 16 de dezembro de 2013 a 11 de abril deste anos, e os resultados foram divulgados no final da manhã desta sexta-feira (25). De acordo com a Capitania dos Portos, equipes de Inspeção Naval estiveram presentes nas praias do litoral do Espírito Santo e em lagos, lagoas e rios de Minas Gerais, a partir de bases em Ipatinga, Governador Valadares, Nova Lima e Contagem, incluindo a área metropolitana de Belo Horizonte.
Os principais aspectos verificados foram: habilitação do condutor, documento da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, lotação e o estado das embarcações.
A Operação Verão 2013/2014 contou, ainda, com a realização de palestras educativas em locais de concentração do público alvo, como marinas, clubes náuticos e colônias de pesca e realização de provas para habilitação dos novos navegantes.
A Capitania reforça que, apesar do término do período da Operação Verão 2013/2014, continuará trabalhando para a segurança da navegação em sua jurisdição.
Denúncias, dúvidas ou sugestões podem ser feitas por meio do telefone (27) 2124-6526.