Fui demitido, oba!!!
"A demissão é uma oportunidade disfarçada de problema"
(*)Por Flávio Cavalcante
“Flávio, fui demitido”! Nos últimos 4 anos fui bombardeado por essa frase 2182 vezes (e contando). Eram amigos, discentes, colegas, conhecidos e familiares que haviam perdido suas posições de trabalho com a crise. Sempre digo a mesma coisa: que bom para você!
Estamos sempre reclamando de falta de tempo para rever nossos planos, da rotina, do estresse, de custo altos e desnecessários, e o desligamento ajuda a rever isso. Se seu objetivo é empreender, você tem três razões para comemorar: foco exclusivo no seu novo negócio, tempo para planejar e dinheiro da rescisão virando investimento... UHUULLLLL!!!!!
Confira o áudio do professor Flávio Cavalcante:
Mas sempre há um luto, mesmo que o trabalho-defunto tenha sido péssimo. Assim criei um protocolo de desligamento para ajudar meus amigos e gostaria de dividir com todos vocês. Seguem os passos:
1) Entenda que é natural e acontece com todos. Lembre-se você não é o único. Calma!!! Não ache que o sol nasce no horizonte, somos nós que aparecemos para o sol, todos os dias. O desligamento é uma experiência importante e que você sairá mais forte dela, afinal aprenderá a ser mais criativo, deixará de ser teórico, saberá demitir uma pessoa com mais humanidade. Seja grato por isso - todas as experiências são validas. Mas entenda, a onda chegou e você nem viu, e as vezes é assim mesmo, mas macaco esperto salta do galho no galho e não no chão. Não acredite na falácia do macaco com asas... todos nós precisamos estar atentos aos cipós que estão ao nosso redor para em caso de emergência utilizar.
2) Coeficiente emocional é tudo. Escreva uma carta carinhosa para seus leitores de Linkedin e Facebook ressaltando as coisas boas, os resultados que você obteve no projeto, agradecendo os amigos conquistados, a oportunidade dada pela empresa, desejando sorte para a empresa e para colegas assim deixando a porta aberta. Assim sua rede ficará atenta a você estar no mercado e te verá como uma pessoa mais madura, e te reforçará sua marca. O contrário disso é fatal: textão descendo a lenha na empresa, nos colegas e no mercado...isso é Suicídio Corporativo.
3) Prepare o seu Curículo, mas com qualidade. Lembre-se dos passos da Trajetologia Científica: os diretores dão mais atenção aos dados pessoais, os gestores de pessoas aos dados de formação e os colaboradores na experiência. Lembre-se não coloque as tarefas que você fez, mas sim os resultados que alcançou. Evite redundâncias (email: [email protected] - todo mundo sabe que isso é um email), escrever que é brasileiro. Evite colocar pacote office (isso é obrigatório). Se tiver mais dúvidas me procura, te ajudo.
4) Aproveite os próximos 15 Dias para colocar as ideias em ordem. Avalie o motivo pelo qual você, especificamente foi desligado. Sugiro que busque respostas exógenas (crise, fim do projeto, demissões em massa), mas PRINCIPALMENTE endógenas (por que eu fui desligado e outras pessoas ficaram? O que elas fazem que eu não fiz e deveria fazer? Quais são meus pontos fracos?). É muito comum que as pessoas coloquem a culpa nos outros, mas lembrem-se o resultado depende de nós, ninguém assina a obra de nossas vidas a não ser você. Gire o PDCA na sua vida profissional e você verá o resultado.
5) Utilize esses 10 dias para avaliar sua carreira...para onde você quer ir? Fazer o que? De que forma? Ganhando quanto? Com qual dedicação? ... Afinal se você foi desligado, sorte a sua. Tem tempo para redirecionar sua carreira.
Se pergunte O QUE EU QUERO FAZER PELO RESTO DA MINHA VIDA? AQUILO QUE EU FARIA ATÉ DE GRAÇA? E verá que nunca mais você trabalhará e ganhará dinheiro como nunca ganhou antes!
6) Use esse tempo para fazer cortes financeiros, uma análise do que você realmente precisa e quer ter...sem penduricalhos. Afinal quando você conseguir a próxima vaga poderá manter custos baixos e fazer um pé-de-meia melhor, afinal nunca sabemos quando será o próximo desligamento.
7) Dedique esse tempo de recolocação a melhorar seu KNOW-WHO (network/netweaver) e estudar algo que te ajude a ficar em evidência no mercado: tirar uma certificação, estudar idioma, criar conteúdo diferenciado. Aproveite o tempo. Avalie sua saúde, volte a atividade física, descanse, não tenha remorso.
Você não escolheu ser desligado, não precisa se punir. Não acreditem no Homo-Economicus mas sim no Homo-Cúbicus. Afinal você não vale o que produz, mas sim o quão torna mais feliz a humanidade! Pois conheço pessoas que vivem sem emprego, mas não conheço empresas que vivam sem pessoas!
8) Invista na sua Marca.Pense na Terceira Jornada, você pode ofertar as pessoas e criar uma renda extra, conhecimentos que lhe serão úteis, assim as empresas além de contratarem um profissional top, irão associar suas marcas a um multiplicador de conhecimento. Escolha as empresas que você gostaria de trabalhar: a função, o segmento e a empresa. Exemplo: Gestor Comercial no Segmento de Telefonia em empresas internacionais. Assim temos alvos mais palpáveis para distribuir o seu currículo.
9) Tranquilidade...sei que as contas continuam chegando, mas calma. Não é qualquer vaga, de qualquer jeito... pois se for dessa maneira, logo você estará novamente sendo desligado da próxima empresa, ok?
Confira como o professor Flávio Cavalcante analisa o tema:
*Flávio Cavalcante é professor, palestrante e autor de obras sobre carreira, mercado de trabalho e planejamento estratégico pessoal.