Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas 2022 acontece agosto em São Paulo

Dino (divulgador de notícias)

Geral

Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas 2022 acontece agosto em São Paulo

As águas subterrâneas voltam a "borbulhar" em São Paulo com a realização do Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. O evento vai discutir o uso do recurso para a sobrevivência do país e do planeta.

Foto: Divulgação/DINO

A ABAS - Associação Brasileira de Águas Subterrâneas estará realizando, de 2 a 5 de agosto, no Espaço Arca em São Paulo, o XXII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, que acontece simultaneamente ao XIII Encontro de Perfuradores de Poços e a Fenágua 2022 – Feira Nacional da Água.

De volta ao formato presencial, o Congresso traz como tema central “Águas Subterrâneas: invisível, indivisível e indispensável”, tema totalmente alinhado com as diretrizes e propostas do Relatório Unesco sobre o desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2022, divulgado em março, por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Água.

De acordo com o presidente da ABAS, geólogo José Paulo Netto, “o Congresso acontece num momento em que, apesar de todas as dificuldades, o Brasil conseguiu  avanços importantes como por exemplo o Novo Marco do Saneamento e a aprovação da Portaria de Padrões de Qualidade da Água Potável no Brasil (GM/MS 888 de 4 de maio de 2021). A realização do congresso e dos eventos paralelos nesse momento mostram a força de um setor que reencontrou o seu crescimento, diz o presidente da ABAS José Paulo Netto. Ali teremos o ambiente ideal para discussão de temas urgentes para o Brasil e para todo o planeta com profissionais, técnicos, pesquisadores, cientistas e toda a sociedade.”

FENÁGUA

A Feira Nacional de Águas também trará mudanças importantes tanto nas suas dimensões quanto no conteúdo. Por acontecer em São Paulo, a ABAS prevê um crescimento substancial de expositores em relação aos eventos anteriores. Nessa edição, a feira terá 80 estandes de diversas dimensões onde serão apresentados equipamentos, produtos e serviços ligados à hidrogeologia.

As inovações da Fenágua acontecem ainda no conteúdo. O último dia (5 de agosto) está reservado para uma série de Summits, ou seja, eventos voltados a públicos consumidores com  palestras e workshops realizados pelos próprios expositores.

Estão sendo esperados mais de 1000 participantes durante a realização dos eventos. Os nomes mais importantes do segmento de águas no Brasil e no exterior farão parte da programação. A grade com a programação preliminar e informações sobre inscrições, submissão de trabalhos, patrocínios e participações estão em  www.xxiicongressoabas. abas.org.

Desafios  crescentes

As águas subterrâneas ficam sob a superfície terrestre e constituem os aquíferos. Nos aquíferos está 99% das águas doces e líquidas de todo o planeta. As principais entidades ligadas a hidrogeologia no mundo contam que temos 62,7 vezes mais água subterrânea do que toda a água superficial da Terra. E afirmam que o uso sustentável das águas subterrâneas é um dos principais caminhos para que o mundo supere a crise hídrica que o planeta já começou a enfrentar. 

De acordo com as ABAS e as previsões da própria Unesco, eventos severos com seca prolongada água podem ser mais graves e devastadores do que todas as pandemias e guerras da história. O Brasil dispõe  de um grande volume de água superficial e subterrânea, com 350 mil m³ por pessoa. No entanto, como em todo o planeta, o maior desafio está na gestão desses recursos.

Apesar da imensa disponibilidade, a população ainda está à mercê da escassez pela falta de infraestrutura e de gestão adequada dos recursos hídricos subterrâneos. Os riscos da superexploração em alguns trechos são grandes, bem como da contaminação dos aquíferos e do desperdício.

O relatório  da UNESCO sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2022 diz ainda que somente com mais investimentos em conhecimento, infraestrutura e capacitação de profissionais, as reservas subterrâneas poderão se tornar catalisadoras do crescimento econômico mundial.

Hoje, as águas subterrâneas fornecem a metade do volume da água captada para o uso doméstico da população mundial.

Serviço:

XXII   Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

XIII Encontro de Perfuradores de Poços e  Fenágua 2022  

Quando: 2 a 5 de agosto de 2022

Local: Espaço Arca

Av. Manuel Bandeira, 360
Vila Leopoldina
São Paulo, SP 05317-020

www.xxiicongressoabas.abas.org

Realização: ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas

www.abas.org.br

Mais informações

ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas

www.abas.org 

tel. + 55 11 98801 8418

[email protected]

Informações para a imprensa

Cristina Bighetti

+ 351.927253506 WhatsApp

[email protected]  / [email protected]



Pontos moeda