Ações virtuais para conscientizar sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes
Neste ano, a campanha tem como objetivo desenvolver ações virtuais, como o uso de tags e símbolo oficial da campanha nas fotos de perfis da população
Anualmente, os moradores de Domingos Martins participam de ações de combate contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no município. Neste ano, porém, a campanha será realizada virtualmente devido à pandemia do novo coronavírus.
A campanha será promovida ao longo do mês de maio e foi elaborada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social por meio da Comissão Municipal do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil. Entre as ações desenvolvidas para esta campanha estão peças e vídeos alusivos ao tema, que serão compartilhados em redes sociais.
Com o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a população a lutar contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a campanha incentiva a participação por meio de ações simples, mas que fazem toda a diferença. Uma delas é o uso da tag #FAÇABONITODM, com a troca de fotos dos perfis pelo símbolo da campanha deste ano.
Em Domingos Martins, os casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são acompanhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município. Por meio desse atendimento são oferecidos serviços, como orientação jurídico social e psicológica, às vítimas e aos familiares.
Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A data oficial do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é o dia 18 de maio. Este dia relembra o caso Araceli, que aconteceu em 1973: com apenas 8 anos, a menina Araceli foi sequestrada, brutalmente abusada e assassinada por jovens de classe média de Vitória.
Anualmente, diversas cidades brasileiras se mobilizam para conscientizar a população sobre a importância da denúncia e para estimular o desenvolvimento de políticas públicas para o enfrentamento a esse tipo de violência em todo o país.
Para denunciar casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, é preciso ligar para as autoridades e para o Conselho Tutelar, no Disque 100 e no telefone (27) 3268-1910.