CORONAVÍRUS

Geral

Com mais de 2 mil testes represados, ES faz parceria com instituto do Paraná

O secretário de Estado da Saúde garantiu que, com a parceria, a fila de exames deve ser zerada ainda nesta semana

Foto: Divulgação / Agência do Rádio

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, atualizou as informações sobre o enfrentamento à covid-19 no Espírito Santo, na tarde desta segunda-feira (25). Acompanhado do subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, ele afirmou que 2.600 testes do novo coronavírus, coletados no Estado, estão represados no Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES).

O motivo, segundo o secretário, é a dificuldade na aquisição de kits de extração. Por conta disso, foi feita uma parceria e, nesta terça-feira (26), as amostras que estão no Lacen serão enviadas ao Instituto de Biologia Molecular do Paraná. 

"Amanhã, aproximadamente 2.600 amostras que estão represadas no Lacen serão enviadas ao Instituto de Biologia Molecular do Paraná. Até sexta-feira, todas as amostras represadas terão seus resultados liberados", afirmou. 

O secretário garantiu que, com o envio, a fila de exames deve ser zerada ainda nesta semana e os resultados serão liberado em até 48 horas. Por dia, o Laboratório Central recebe entre 500 e 650 amostras. 

"A partir de amanhã, o nosso Laboratório Central passará a liberar o resultado, novamente, em até 48 horas. Nesta semana, recuperaremos o desempenho que tínhamos anterior à crise. Resolvendo a demanda reprimida, poderemos então atender toda demanda que chega", afirmou. 

Hospitais de Campanha
Questionado sobre a construção de um hospital de campanha no Espírito Santo, o secretário disse que há possibilidade de ocorrer no noroeste do Estado, por conta da fragilidade do sistema de saúde, onde há poucos Pronto Atendimentos e UPAS. A decisão sobre a construção das unidades de campanha será tomada nos próximos dias.

Pontos moeda