Diário da Quarentena: mulheres se sentem sobrecarregadas durante a pandemia
Muitas delas precisam se desdobrar entre o trabalho, atividades domésticas e a família
Uma pesquisa realizada pela Kaiser Family Foundation, nos Estados Unidos,revelou que 53% das mulheres possuem sobrecarga emocional durante a pandemia do novo coronavírus.
No Diário da Quarentena desta terça-feira (05), a repórter da TV Vitória/Record TV, Marla Bermudes, conversou com algumas mulheres que precisam se desdobrar entre atividades domésticas, o trabalho e a família.
A dona de casa, Elaine de Jesus, limpa o chão, tira poeira, passa pano na casa e ainda brinca com o filho. "Ficou um pouco cansativo, porque meu esposo está trabalhando em home office. Todo dia preciso fazer almoço, janta e ainda tenho um bebê para cuidar. Eu queria colocar ele na creche pra começar a trabalhar, tirar carteira de motorista, mas esses planos tiveram que ser adiados", contou.
Ainda existem mulheres que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus e precisam de tempo para cuidar da casa, do marido e dos filhos. É o caso da técnica de enfermagem, Fernanda Guimarães. "Não é fácil. Eu lavo, passo, faço comida e arrumo a casa. Com filhos pequenos é complicado porque eles fazem muita bagunça. Com fé e criatividade, a gente tenta passar por esse momento da melhor forma possível", afirmou.
Cansaço, estresse, sobrecarga e ansiedade. Esses fatores podem ser prejudiciais à saúde da mulher, mas a psicóloga Ana Paula Araújo explica que a mulher precisa ter um tempo para se cuidar. "Dedique tempo a você, ao seu descanso. Isso não é crime, é necessário ao seu bem estar. Descansar faz parte, a gente não vai dar conta de tudo e não precisa. A perfeição não existe", alertou.