Geral

Guarapari: Proprietários são orientados sobre reabertura de academias em reunião

De acordo com a prefeitura, um decreto sobre o tema será lançado ainda nesta semana

Aline Couto

Redação Folha da Cidade

Nesta manhã (28), proprietários de academias de Guarapari se reuniram com as secretarias de Esporte e Lazer (Sel) e de Saúde (Semsa), e receberam uma cartilha com orientações que devem ser tomadas para a reabertura dos estabelecimentos durante o período de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Ainda nesta quinta-feira, mais uma reunião será realizada com outro grupo de proprietários desses espaços. De acordo com a prefeitura, um decreto sobre o tema será lançado nesta semana.

Em tempo

No último sábado (23), orientações do Governo do ES foram publicadas e, com restrições, as academias do Estado poderiam abrir a partir dessa segunda-feira (25). As academias foram fechadas no dia 19 de março como medida de enfrentamento ao avanço do novo Coronavírus (Covid-19).

Entre as determinações está vetada a prática de esportes de contato e/ou esportes que obrigatoriamente compartilhem materiais ou equipamentos, como lutas, vôlei, basquete e futebol, por exemplo. Neste caso, será permitida a prática para a realização das atividades sem contato físico e compartilhamento de equipamentos.

As academias não poderão atender pessoas que se enquadrem nos parâmetros de Grupo de Risco estabelecidos pelo Boletim Epidemiológico Especial e nem comercializar produtos no interior do estabelecimento.

O funcionamento deverá ser realizado exclusivamente com atendimento em horários agendados, com controle do número máximo de frequentadores ao mesmo tempo, respeitando parâmetros estabelecidos para cada modalidade específica e conforme enquadramento de risco do município. Esses parâmetros aplicam-se também às atividades realizadas em áreas abertas.

Pontos moeda