CORONAVÍRUS

Geral

Nova matriz de risco: 12 municípios capixabas serão classificados como de risco alto

Nesses locais, a próxima semana começará com restrições a atividades econômicas, como o comércio, que só poderá funcionar de segunda a sexta

Foto: Mundo Business

Doze municípios capixabas iniciarão a próxima semana com restrições a atividades econômicas, como o comércio, que só poderá funcionar de segunda a sexta, em um sistema de alternância entre os segmentos. Os municípios onde isso ocorrerá serão classificados como de risco alto para o novo coronavírus, conforme a nova matriz de risco do Governo do Estado, que passará a valer a partir do próximo domingo (24).

Atualmente oito cidades capixabas já estão nessa situação: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão, Santa Tereza e Presidente Kennedy. A partir de domingo, entram nessa classificação de ameaça severa os municípios de Marataízes, Afonso Cláudio, Alfredo Chaves e Boa Esperança. 

A nova matriz também classificará 48 cidades como de risco moderado e 18 como de risco leva para a covid-19.

Variáveis

A nova matriz de risco levará em consideração, além do coeficiente de incidência do coronavírus nos municípios — quantidade de casos confirmados — e do percentual de leitos ocupados, que já são considerados na atual matriz, a taxa de letalidade da doença, o índice de isolamento e o percentual de pessoas acima dos 60 anos.

Cada uma dessas variáveis terá um peso na classificação da ameaça nos municípios. O coeficiente de incidência terá peso de 50%, as taxas de letalidade e de isolamento, 20% cada uma, e o percentual de idoso, 10% de peso. Com base nisso, será feito um cálculo matemático que estabelecerá o nível de ameaça do coronavírus em cada cidade.

Além disso, o fator de vulnerabilidade, que é a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19, seria levado em consideração na hora de definir a situação do município nessa nova matriz de risco. Uma taxa de ocupação de até 50% é considerada adequada; entre 51% e 80% de ocupação, há uma situação de alerta; de 81% a 90%, o grau de vulnerabilidade é considerado crítico; e acima de 91%, entre-se no chamado plano de crise, podendo-se adotar o lockdown nas cidades com risco extremo.

Foto: Reprodução
Pontos moeda