CartãoGV de 16 mil alunos pode ser bloqueado. Veja como recadastrar!
O procedimento deve ser realizado até esta quarta-feira (31), pelo site do GVBus. Caso não seja feito, após esse período, no dia 01 de junho, o cartão será bloqueado
Um total de 16.072 alunos que utilizam o Sistema Transcol ainda não realizaram o recadastramento do CartãoGV Escolar e podem ter o benefício bloqueado ainda nesta semana.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O procedimento deve ser feito até esta quarta-feira (31), exclusivamente pelo site do GVBus, com toda a documentação anexada, incluindo o formulário assinado e carimbado pela instituição de ensino.
Após esse período, já no dia 01 de junho, o cartão será bloqueado, e o aluno ou responsável deverá regularizar a situação junto ao GVBus, por meio do recadastro no site, para utilizar o benefício novamente.
Os alunos que acessaram o sistema e concluíram o cadastro/recadastro já estão regularizados para 2023. Ou seja, nesse caso, não é necessário fazer um novo procedimento. Cabe ao estudante, no entanto, conferir se o processo foi aprovado.
A expectativa do GVBus é de que mais 77 mil estudantes façam o cadastro/recadastro em 2023. O processo é indispensável para comprovar que o estudante continua matriculado em uma instituição de ensino. Assim, é possível confirmar que ele tem direito a usufruir do benefício.
"Já para aqueles que fizeram ou vão fazer a solicitação do cartão pela primeira vez este ano, não há necessidade de também renovar o cadastro em 2023, o que, no entanto, deve ser realizado nos próximos anos”, destaca o diretor do GVBUs, Elias Baltazar.
Pendências no recadastro
Além dos estudantes que não chegaram a acessar o sistema, um total de 15.726 alunos ainda precisam finalizar o recadastro, seja porque não enviaram a documentação, ou porque estão com alguma pendência. Em ambos os casos, é necessário acessar novamente o site de recadastro e regularizar a situação.
“É preciso preencher o formulário, imprimir o documento, assinar e recolher as assinaturas na instituição de ensino, e depois fazer o envio dessa documentação digitalizada dentro do próprio sistema. Além disso, o aluno não pode esquecer de acessar novamente o sistema para verificar se o seu pedido foi aprovado, ou se há pendências a serem resolvidas”, alerta a gerente administrativa dos postos do GVBus, Herta Veiga Plaster Pedrini.
A gerente ressalta que as principais pendências que acontecem, e que atrasam e dificultam o processo, são: a falta de assinaturas (do aluno e/ou da instituição de ensino) e carimbo da escola, documentos digitalizados faltando parte do formulário ou ilegíveis, inconsistências de informações e falta de documentos.
Escolas também precisam estar regularizadas
As instituições de ensino também precisam se recadastrar para receber o código que será usado pelos seus alunos em 2023. Sem esse procedimento, o estudante não conseguirá concluir o recadastramento, usar o cartão e efetuar a compra de novos créditos.
“A primeira coisa que o aluno precisa saber é se a escola já atualizou o cadastro dela junto ao GVBus. Se a instituição de ensino estiver regularizada, o estudante já pode fazer o recadastro”, afirma Herta.
Assim, caso o aluno verifique, ao acessar o sistema, que a escola está pendente com o recadastro, a orientação é entrar em contato diretamente com a instituição de ensino, para que a mesma realize o procedimento. Regularizada a situação, o aluno deve entrar novamente no sistema.
Cadastro/Recadastro
O processo de cadastro e recadastro do CartãoGV Escolar é 100% digital. Basta o aluno acessar o site do GVBus, clicar em “estudantes”, “cadastro ou recadastro”, escolher a categoria do cartão e informar se ele já é ou não cadastrado no GVBus.
Para mais informações, basta entrar em contato com o GVBus, por meio do chat do site, da Central de Ajuda, ou do Serviço de Atendimento ao Consumidor, pelos telefones 0800 028 1810 e 3145.2650 ou 34345001 (para ligações feitas de celular), ou e-mail [email protected]. O SAC funciona de segunda-feira a sábado, de 7h às 19h.