Geral

Premiê da Espanha supera moção de censura no Parlamento e segue no poder

Redação Folha Vitória

Madri - O primeiro-ministro conservador da Espanha, Mariano Rajoy, confirmou a expectativa e venceu uma moção de censura apresentada por legisladores de extrema-esquerda, que buscavam lançar luz sobre o problema da corrupção no governista Partido Popular.

O debate de 16 horas sobre o tema, iniciado na terça-feira, terminou com a votação de hoje, na qual Rajoy enfrentou o líder do Podemos, Pablo Iglesias, que foi proposto como candidato para premiê alternativo mesmo sem ter apoio suficiente na Câmara dos Deputados.

Rajoy chamou a atenção para o histórico de seu governo na criação de empregos e no fortalecimento do crescimento, tirando a Espanha de uma recessão econômica. Iglesias e seus partidários chamaram a atenção para supostas acusações de subornos no financiamento do partido governista.

A moção foi apoiada por 82 congressistas, com 170 votos contrários e 97 abstenções. Após a votação, Iglesias afirmou que continuará a trabalhar pela saída do Partido Popular do poder. Fonte: Associated Press.