Geral

Demora para agendar provas no Detran preocupa quem pretende tirar a CNH no ES

Cerca de 19 mil vagas para exame práticos e mais de 10 mil para o teórico foram abertos na última semana, mas as provas só serão realizadas em julho

Foto: Divulgação

A demora para conseguir agendar os testes de direção e exames teóricos no Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) tem deixado os candidatos à primeira habilitação estressados e preocupados. A previsão é que o exame só aconteça em julho. 

Algumas pessoas que já concluíram as aulas práticas relatam que ainda não conseguiram marcar a data para fazer a avaliação. Jennifer Monique Nascimento, de 31 anos, deu início ao processo para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em outubro de 2020. A moradora do bairro Residencial Jacaraípe, na Serra, ingressou em uma autoescola do município e já concluiu a carga horária de aulas obrigatória há mais de 20 dias.

"Eu finalizei as minhas aulas no dia 28 de maio. Até hoje, a autoescola está tentando marcar o exame prático. A previsão deles é que o exame aconteça em julho", contou.

Ela não é a única que enfrenta dificuldades no agendamento de serviços do Detran-ES. Ana Carolina Silva, de 26 anos, iniciou o processo para emitir a CNH na categoria AB há um ano e ainda não tem previsão para finalizá-lo. 

"Eu dei entrada no processo em junho do ano passado. Eu tive as aulas teóricas e fiquei dois meses esperando para fazer a prova. Só consegui a vaga para as aulas práticas em maio deste ano, as aulas de moto. Fiz as aulas, marquei a prova antes de terminar e consegui fazer rápido. Agora estou esperando para fazer as aulas de carro", contou. 

Ana Carolina explicou que só deve começar as aulas práticas de carro em julho. Ela acredita que poderá marcar a prova prática para a categoria em agosto, mas teme não concluir o processo neste ano.

"Demora demais. Já tem um ano que comecei o processo. Pelas contas que eu fiz, devo acabar as aulas práticas de carro lá para o dia 15 de agosto. Até conseguir marcar a prova, não tem previsão de quando vou conseguir tirar a carteira. Ontem meu marido até brincou: 'será que eu consigo finalizar o processo este ano?'", disse.

A demora no agendamento deixa os candidatos preocupados e ansiosos. Algumas pessoas, como Jennifer, temem esquecer algo até o dia da prova, já que não está praticando, e precisar refazer o processo.   

"O receio da gente é esquecer de algo, dar um branco. Saber dirigir eu sei, mas na hora da prova eles querem saber se estou seguindo todas as normas e o nervosismo atrapalha. Vou ter que pagar aula extra para me sentir confiante para fazer a prova. Eu não queria, porque os valores das aulas obrigatórias e taxas já são muito alto. A gente paga R$ 2 mil, mas vou ter pagar", desabafou. 

LEIA TAMBÉM: Saiba quanto custa e o passo a passo para emitir uma CNH na pandemia

Centros de Formatação de Condutores da Grande Vitória ouvidos pelo Folha Vitória explicaram que, antes da pandemia, o agendamento era realizado em cerca de sete dias úteis. Atualmente, o processo tem demorado, em média, 30 dias.

As provas foram interrompidas durante a quarentena instituída pelo Governo do Estado, como medida para o combate da pandemia da covid-19. Elas estão sendo retomadas, desde de maio, de forma gradativa. 

O Detran-ES informou que abriu, na última quinta-feira (17), o agendamento para mais de 10 mil vagas para o banco de prova teórica, sendo 3.433 na Grande Vitória e 7.073 nos demais municípios do Espírito Santo, e quase 19 mil vagas para provas práticas, sendo 9.306 na Grande Vitória e 9.590 nas outras cidades do Estado. As provas serão realizadas no mês de julho.

No sábado (19), excepcionalmente, foram disponibilizadas a coleta biométrica mediante agendamento prévio nas agências de Vitória, Vila Velha e Serra.

O Detran-ES destacou, ainda, que o prazo para os processos de primeira habilitação está prorrogado por tempo indeterminado, conforme decisão tomada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e pediu a compreensão dos candidatos devido ao contexto de pandemia vivenciado no mundo. 

Protocolo

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), as provas estão sendo realizadas seguindo um rigoroso protocolo contra a disseminação da covid-19. 

Os exames acontecem com metade do número de candidatos nos veículos e a cada trinta minutos, respeitando todos os protocolos sanitários e o Mapa de Risco estabelecido pelo Governo do Estado e pelo município onde houver legislação local.

Pontos moeda