Geral

Lona de Cultura e Arte: fim de semana de diversão e conscientização ambiental na Serra

Lona de Cultura e Arte na Praça Encontro das Águas e no calçadão da orla, em Jacaraípe, levou cultura, diversão e conscientização ambiental para comunidade na Serra

Foto: Divulgação

Lançamento de livros, break dance, show musical de forró com apresentações de arraias, recreação infantil e teatro de rua com uma ação conjunta de conscientização ambiental agitaram a Praça Encontro das Águas e o calçadão da orla, em Jacaraípe, no último fim de semana. A ação faz parte do projeto 'Lona de Cultura e Arte'

No sábado (20), o evento foi realizado de 18 às 23h, na Praça Encontro das Águas, com diversas atrações culturais. A praça recebeu uma decoração temática especial em referência aos arraiás juninos formando um grande teto com centenas de bandeirolas e balões. 

A programação foi aberta às 18 horas, com recreação infantil no 'Trem Maria Fumaça', que levou a criançada para passear no calçadão, além de lançamento dos livros 'Tributo a Caraipe' de João Luiz Castello Ribeiro e 'Jacaraípe... Esse é meu lugar', de Márcio Almeida Cypriano e alunos da Escola Professora Maria Istela Modenese. 

Em seguida, teve apresentação do grupo de break dance 'Legião do Poder' e o show musical de forró com o grupo Maxuíba. Fechando a programação um grande arraiá tomou conta da praça com as apresentações dos grupos Gonzagão, de Nova Carapina, com um enredo contando a história da lenda romântica e indígena entre Moxuara e o Mestre Álvaro, e o Abracadabra, de Vila Prudêncio, com o enredo Terezinha! Ó Terezinha, e o Abracadabra homenageando o Chacrinha, encantando o público com roupas e adereços luxuosos típicos da quadrilha de salão. 

Junto com a programação cultural, aconteceu a tradicional feirinha gastronômica da praça, com um variado cardápio de doces e comidas. A programação, no primeiro dia do evento foi totalmente gratuita e aberta ao público, estimado em cerca de 800 pessoas.

Conscientização ambiental

Foto: Divulgação

No domingo (21), o calçadão da Orla de Jacaraípe foi literalmente tomado com uma ação de conscientização ambiental, com a apresentação teatral 'O jogo do lixo', abordando temas sobre preservação da vegetação de restinga, alerta de não jogar lixo na praia e no mar e desova de tartarugas marinhas na praia. 

O Projeto Caiman participou da ação com a iniciativa pioneira de pesquisa e conservação das populações da espécie de Jacaré-de-Papo-Amarelo. A ação mobilizou banhistas e a população que passeava pelo calçadão, que participou ativamente das abordagens. A ação de conscientização ambiental percorreu cerca de 3 km, atingindo um grande público aproximado de 2000 pessoas.

O projeto

Foto: Divulgação

O Lona de Cultura e Arte é um projeto de circulação cultural com apresentações gratuitas em todas as faixas etárias. O projeto cria um circuito de apresentações, principalmente em locais que não possuem equipamentos culturais, consolidando-se como uma alternativa de política pública de cultura, de formação, gerando um fortalecimento da cadeia criativa cultural estadual e a valorização maior de suas produções, ampliando o mercado de trabalho para artistas e técnicos e formação de plateia.

O Projeto Lona de Cultura e Arte é patrocinado pela ArcelorMittal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, com apoio das secretarias de Meio Ambiente e de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer Prefeitura da Serra e LS Nogueira.

Pontos moeda