CORONAVÍRUS

Geral

Cloroquina: 26 municípios já solicitaram medicamento à Secretaria de Saúde do ES

Os municípios já protocolaram o pedido da medicação ao Estado. Alguns já receberam as doses. Estado não proíbe, mas também não recomenda uso

Foto: Divulgação

Nessa terça-feira (07), a Prefeitura de Guarapari informou que formalizou ao Governo do Estado o interesse em utilizar a cloroquina e a hidroxicloroquina para tratamento de pacientes com o novo coronavírus na cidade. Com isso, já são 26 os municípios que solicitaram o medicamento a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

De acordo com a pasta, até terça os municípios que fizeram a solicitação são: Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Dores do Rio Preto, Guarapari, Ibatiba, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Pancas, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São Mateus e Vitória.

A nota da Prefeitura de Guarapari ressaltou que o uso das medicações está condicionado à avaliação médica, com realização de anamnese, exame físico e exames complementares na Unidade de Pronto Atendimento - UPA, a fim de acompanhar estes pacientes para segmento clínico e medicamentoso. "Também será necessário o preenchimento do Termo de Ciência e Consentimento para a utilização dos medicamentos por parte do paciente ou familiares representantes", afirma a nota.

Estado não proíbe

Recentemente, durante um pronunciamento por meio da internet, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, falou sobre o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus no Espírito Santo.

"A nota técnica do Espírito Santo nunca proibiu o uso da cloroquina no Estado. Sempre foi respeitado a decisão médica e a decisão das entidades públicas e privadas de adotarem protocolos próprios. Nós não temos autoridade e não fizemos para proibir, por exemplo, o uso da cloroquina na rede privada".

De acordo com o secretário, toda a orientação necessária foi passada. "Nessa semana, nós encaminhamos para os municípios capixabas, um ofício circular dando as devidas e claras orientações para as instituições de saúde pública e municípios que queiram adotar o protocolo do uso da cloroquina em pacientes atingidos pela covid".