Geral

Gatos vítimas de maus-tratos em Cariacica passarão por exames, diz CPI da Assembleia

Os gatos foram encontrados após a circulação de um vídeo nas redes sociais em que duas mulheres aparecem esfregando pimenta nos animais

Foto: Divulgação | CPI Maus-tratos

Os gatos que foram encontrados sob situação de maus tratos no bairro São Gonçalo, em Cariacica, foram encaminhados para fazer exames médicos. Os animais foram resgatados após um vídeo, que circulou na internet, mostrar duas mulheres esfregando pimenta em um dos bichinhos.

O caso está sendo investigado pela CPI dos Maus-Tratos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e conta com a ajuda de equipes da Prefeitura de Cariacica.

De acordo com Juarez Lima Filho, que é membro da CPI, após o recebimento da denúncia a equipe da comissão conseguiu identificar e encontrar as suspeitas que aparecem no vídeo, além do gato que aparece nas imagens.

"A denúncia chegou através de rede social pela deputada e presidente da CPI, Janete de Sá. Prontamente ela pediu para que a equipe fosse ao local e levantasse todas as informações porque a denúncia não estava completa e tinha somente imagens. A CPI conseguiu a identificação da senhora, o local e o endereço e no dia seguinte nós fomos até a residência dela onde recolhemos quatro gatos".

Leia também: Maus-tratos a animais: 25 casos são investigados por mês no Espírito Santo

Os animais foram levados para o hospital veterinário, Rancho Vela Vista, que fica na zona rural da Serra. Segundo o representante da CPI, os gatos estão passando por exames.

"Nós direcionamos os animais para o Rancho Bela Vista, no qual tem uma parceria com a Prefeitura de Cariacica, no intuito de realizar exames neles e logo após serem colocados para a adoção".

Registros de maus tratos de animais no Espírito Santo

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp) apontam que janeiro a maio deste ano, foram registrados 426 casos de maus tratos a animais no Estado. 

Um aumento de 23% em comparação ao mesmo período do ano passado quando foram registradas 344 denúncias. Dentro da CPI, o número de denúncias desse tipo também é alto.

"A CPI recebe uma média de 100 denúncias por mês, nem todas elas evoluem para crimes em si, então acabam sendo direcionadas às zoonoses dos municípios para que possam fiscalizar e buscar uma dignidade para os animais que ali se encontram", afirmou o integrante da CPI.

O caso do suposto maus tratos ao gato em Cariacica também chegou na Polícia Civil. Em nota, a Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente informou que o caso está sendo investigado.

Leia também: 

>> VÍDEO | Gato é morto após ser atingido por pedrada na Serra

>> Homem é preso suspeito de matar e enterrar cadela do vizinho na frente de casa, na Serra

No final de junho, um caso de maus tratos foi registrado em Bento Ferreira, Vitória. Um gato foi abandonado na porta de um prédio todo machucado. O animal foi encontrado e socorrido por um morador do edifício e em seguida foi levado para uma clínica veterinária.

Como denunciar maus-tratos

Para fazer denúncias, os moradores de Cariacica podem ligar no número 3354-5401, ou para a Ouvidoria, no 162. As denúncias também podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]. Além do 181 da Polícia Civil.


Pontos moeda