Geral

De saúde à tecnologia: Hugb desafia estudantes do ES a solucionar desafios

Jovens do 9º e 10º ano da Escola Americana de Vitória foram desafiados a encontrar soluções criativas para os desafios nas áreas de saúde e bem-estar, finanças, tecnologia e sustentabilidade

Foto: Hugb/Divulgação

Na última sexta-feira (30), alunos do Espírito Santo participaram de uma explosão de talento e inovação no primeiro EAV Hackathon da Escola Americana de Vitória. Sob o tema "Conectando Ideias para um Mundo Sustentável", jovens do 9º e 10º ano da escola foram desafiados a encontrar soluções criativas para os desafios nas áreas de saúde e bem-estar, finanças, tecnologia e sustentabilidade.

O evento foi organizado por Silvelane Albuquerque, assistente de projetos do Hugb e conduzido por Anna Paula Oliveira, líder de Inovação do Hugb, e pelo empreendedor e especialista em tecnologia Rony Max, provou ser um ponto de encontro para a próxima geração de mentes brilhantes. 

Com idades entre 13 e 16 anos, esses jovens prodígios mostraram coragem e determinação ao enfrentar problemas complexos e buscar soluções que podem transformar o mundo.

LEIA TAMBÉM: >> LGBTQIAPN+: inclusão de novas letras em sigla gera debate. Entenda

O EAV Hackathon contou com um time de mentores excepcionais, trazendo consigo conhecimento inestimável em diversas áreas. Alexandre Moreira, CEO da Converta, Aline Cerutti, líder de inovação na Rede Vitória, Diogenes Nascimento, Head de Cultura e Comunicação da Azys Inovação, Ed Lobo, CEO da Sui Generis Innovative, Guilherme Conrado, fundador e diretor de desenvolvimento de mercado na OPTSOL Tecnologia, Guilherme Deps, sócio e fundador do Web3 Club e Omnes Blockchain, Isabela Vitoi, cofundadora da RefilMe, Marcia Juliana, doutora em Administração de Empresas e professora da FUCAPE, Octávio Locatelli, doutor em Ciências Contábeis e professor da FUCAPE, Letícia Paiva, especialista em Cafés Especiais e Métodos de Preparo, certificada pela SCA - Specialty Coffee Association, e Camila Christofaro, Health Coach, foram alguns dos mentores que guiaram e inspiraram os participantes ao longo do evento.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A jornada começou com uma atividade de sensibilização liderada por Camila Christofaro, que preparou os alunos para o desafio por meio de técnicas de concentração e presença. 

Em seguida, Letícia Paiva, a talentosa fundadora da Lets Coffee To., encantou os participantes com uma experiência sensorial para treinar seus paladares e olfatos, estimulando-os a descobrir novas nuances sensoriais.

A palestra emocionante de Guilherme Deps sobre inteligência artificial generativa provocou reflexões profundas sobre os avanços tecnológicos e seu impacto na medicina e bioengenharia humana. Os participantes foram estimulados a explorar como a IA pode melhorar a gestão de desafios atuais e criar soluções inovadoras.

Isabela Vitoi compartilhou insights valiosos sobre a identificação de problemas nas áreas de saúde, bem-estar, finanças, tecnologia e sustentabilidade. Sua experiência e conhecimento despertaram nos participantes a capacidade de identificar oportunidades e desenvolver soluções eficazes.

Para aprimorar suas habilidades de comunicação, Ed Lobo ministrou uma palestra sobre como estruturar um pitch convincente. Os alunos aprenderam a transmitir suas ideias de maneira clara e persuasiva, habilidades cruciais para futuros empreendedores de sucesso.

Durante o hackathon, os estudantes abordaram uma ampla gama de temas relevantes, incluindo saúde e bem-estar, sustentabilidade, inteligência artificial na saúde e alimentação saudável. A diversidade de ideias destacou a criatividade e o compromisso desses jovens em enfrentar os desafios mais urgentes da nossa sociedade.

Ao final do evento, um júri composto por Ana Carolina Carvalho, gerente de Desenvolvimento Humano da FUCAPE, Anna Coser, gestora de projetos de inovação no FindesLab, Bruno Vivas, sócio/diretor da Brooder, Jacson Tiola, Head de Integração e Aceleração do Hub FUCAPE, Nilton Sangrilo, CEO e fundador da Gama Ensino, Gama Pré-vestibular e Discola, e Yuri Nico, CEO e fundador da Bbutton, enfrentou o desafio de selecionar os três melhores projetos. Esses jovens talentosos agora têm a chance de levar suas ideias para a Copa e Olimpíada de Empreendedorismo, onde poderão demonstrar seu potencial e competir com outros jovens empreendedores.

O EAV Hackathon foi uma experiência inesquecível para todos os participantes, proporcionando aprendizado, colaboração e criatividade. Esses jovens promissores mostraram que a próxima geração está pronta para enfrentar os desafios do futuro e criar soluções inovadoras que impactam positivamente a sociedade. 

O Hugb se orgulha de ter apoiado e incentivado esses jovens da Escola Americana de Vitória em sua jornada rumo a um mundo mais sustentável e próspero, e deixa o agradecimento aos patrocinadores Buaiz Alimentos e Originalle picolés artesanais