Geral

Jardim de inverno: veja dicas para se inspirar e criar o espaço verde na sua casa

As plantas podem ajudam a trazer mais umidade, frescor, aromas agradáveis e a renovar o ar da sua casa

Foto: Reprodução

Pensando em incrementar a decoração da sua casa e criar um ambiente mais ligado à natureza? O jardim de inverno pode ser uma ótima opção. As plantas podem ser colocadas em áreas internas e externas das casas, dando um ar de leveza para o ambiente.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Além de embelezar a casa, os jardins também ajudam a trazer mais umidade, frescor, aromas agradáveis e ajudar então a renovar o ar da sua casa.

Veja dicas para unir o melhor das espécies em um único jardim

Ao brincarem com a combinação entre espécies nativas e exóticas, com as formas e a disposição das espécies, o resultado pode ressoar de forma encantadora. 

Os paisagistas Catê Poli e João Jadão têm algumas dicas para quem deseja criar o próprio jardim na hora de escolher as espécies que irá plantar:

Planejamento consciente

Ao projetar o jardim, leve em consideração a combinação de plantas exóticas e nativas de forma equilibrada, sempre reservando áreas específicas ou grupos harmoniosos para cada tipo de planta.

LEIA TAMBÉM: Veja design de cozinhas modernas para se inspirar

Escolha de plantas nativas

Priorize a utilização diversidades nativas no jardim, essenciais para a conservação da biodiversidade e para a criação de habitats de insetos, pássaros e outros animais locais.

Destaque as características únicas das plantas exóticas

Escolha espécies que possuam características estéticas ou funcionais bastante distintas. Esse olhar pode incluir flores exuberantes, folhagens coloridas, formas interessantes ou texturas diferentes.

Mimetismo ecológico

Opte por plantas exóticas que se assemelhem às nativas em termos de aparência e características de crescimento. Dessa forma, se obtém a beleza estética desejada das plantas exóticas, enquanto se mantém a integridade ecológica do jardim.

LEIA TAMBÉM: Saiba como combinar as cores na decoração de inverno

Manutenção e cuidado apropriados

Assegure-se de fornecer o cuidado adequado tanto para as plantas exóticas, quanto para as nativas. Essa lista inclui a rega adequada, poda regular, remoção de plantas invasoras e o manejo integrado de pragas.

Educação e consciência

Compartilhe informações sobre a importância da utilização de plantas nativas e da diversidade de espécies em um jardim. Incentive a conscientização sobre a conservação da biodiversidade e os benefícios de se ter um jardim sustentável e amigável para a fauna local.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.