Geral

Acidentes com pipas: 50 mil clientes ficam sem energia no ES

A cidade mais impactada até o momento é Vila Velha, com 17.993 clientes sem energia, segundo a EDP. Confira dicas para não correr riscos

Redação Folha Vitória

Foto: Reprodução TV Vitória

Com a chegada das férias escolares, a prática de soltar pipas aumenta entre as crianças e adolescentes, mas pode ser perigosa quando realizada próximo à rede elétrica. 

Segundo a EDP, aproximadamente 50 mil unidades consumidoras de energia foram atingidas devido à acidentes com pipa em 2024 no Espírito Santo.

Ao todo, foram registradas 232 ocorrências deste tipo, sendo 44 somente em junho. O monitoramento da distribuidora de energia indica que 80% dos locais afetados ficam na Grande Vitória. A cidade mais impactada até o momento é Vila Velha, com 17.993 clientes sem energia.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A Serra também está entre as cidades com um grande número de unidades consumidoras afetadas: mais de 11 mil. Na região Norte capixaba, cerca de 2.602 clientes ficaram sem energia, enquanto na região Sul 7.810 unidades foram atingidas.

Segundo gestor da EDP, Filipe Lima, apenas um acidente com pipa pode atingir diversos locais, além de resultar em morte para quem pratica a atividade sem os cuidados necessários.

"O transtorno provocado por uma pipa que atinge a fiação é muito grande, podendo deixar hospitais, escolas, residências e empresas sem energia. Além disso, há o risco de ferimentos graves e até de morte para quem pratica esta brincadeira sem o cuidado com a segurança", disse.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Advogado dá voz de prisão a juíza por "abuso de autoridade" em audiência

Segurança e cuidados necessários

As linhas de pipas causam desligamentos ao romper os cabos de energia e podem provocar curtos-circuitos ao ficarem presas na fiação. A atividade também pode causar acidentes com quem está soltando a pipa e a pessoas ao entorno, caso praticada sem os cuidados necessários. 

Veja alguns alertas de segurança da EDP para evitar acidentes:

Nunca use linhas com cerol: o “cerol” e a “linha chilena” são proibidos e aumenta o risco de acidentes. Ao cortar a camada protetora da fiação, a linha interrompe a transferência de corrente elétrica, podendo provocar curto-circuito;

Escolha locais adequados: solte pipas em espaços abertos, longe de postes e cabos elétricos, como parques e campos.

Evite vias movimentadas: empinar pipas perto de vias de grande circulação de veículos pode ser perigoso para quem está brincando e para terceiros, pois a linha da pipa pode ferir ciclistas e motociclistas, além do risco de atropelamento.

Evite resgatar pipas presas: se a pipa ficar presa nos fios, não tente soltá-la. Nunca use varas nem suba em postes, muros ou lajes para tirar uma pipa. Somente técnicos da Distribuidora são treinados para manusear a rede.

Supervisão de adultos: crianças devem ser sempre supervisionadas por adultos enquanto brincam. 

Cidades mais unidades afetadas em 2024

-Vila Velha: 17.993

-Serra: 11.370

-Cariacica: 7.182

-Guarapari: 1.668

-Vitória: 1.663

-Cachoeiro de Itapemirim: 1.638

-Linhares: 1.172

-Viana: 1.129

-Guaçuí: 1.034

LEIA TAMBÉM: Clube Álvares Cabral: 122 anos de história e esportes em Vitória

Em casos de acidentes de pipa com a rede elétrica, a EDP informa que é possível entrar em contato através do aplicativo EDP Online, WhatsApp (27) 99772-2549, agência presencial de atendimento ou central de atendimento (0800 721 0707).

Pontos moeda